Bíblia do Caminho Seção Temática

Ideoplastia


OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA

AFORISMOS E CITAÇÕES




Ideoplastia. — Do grego idea, ideia, e plasso, formar. Criações ideoplásticas são criações de imagens e formas, sem vida própria, dentro ou fora da psicosfera do sujeito.  Vide exemplo de criação ideoplástica na psicosfera do sujeito, no livro Os Mensageiros: O sonho de Nieta no capítulo 38.

E fora da psicosfera do sujeito nos seguintes exemplos:

Em Missionários da Luz: capítulo XVII, itens 7 e 9.

Em Obreiros da Vida Eterna, onde criações ideoplásticas foram utilizadas para plasmar um ambiente agradável numa câmara utilizada na materialização de Espíritos advindos de Esferas superiores, item 1 do capítulo 3: A câmara cristalina do Santuário da Bênção.

No livro Sexo e destino, 1ª parte, capítulo 13, item 1, onde André Luiz teve que espessar seus traços e mudar o tom de sua apresentação habitual.

No livro Deus conosco, capítulo 1, indicador 12, onde Emmanuel narrando os fatos com que se deparou logo após sua última desencarnação fala: “Recordo-me firmemente do meu crucifixo de prata pendido constantemente sobre a minha cabeceira e eis que no local de minha preferência, atendendo ao meu desejo veemente, apareceu-me esse objeto de estima. Tomei-o, admirado, em minhas mãos, apalpando-lhe os contornos e inquirindo se não era vítima de um fenômeno alucinatório.”

No livro Voltei, capítulo 4, item 4, onde o Irmão Jacob ficou incomodado com a vestimenta improvisada que trajava, o roupão alvo, logo substituido por um terno cinza.

Vide também Criações fluídicas no capítulo 14 da Gênese.


.

Abrir