Bíblia do CaminhoEstudos Espíritas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

EPM — Estudo e Prática da Mediunidade


Apresentação


Em março de 1998, atendendo a inúmeras solicitações de companheiros espíritas, colocamos à disposição do Movimento Espírita o Programa I do Curso de Mediunidade.

Elaboramos uma segunda edição em julho de 2001, substancialmente revisada, editada três anos após a primeira publicação.

Apresentamos, agora, aos espíritas, em geral, e aos estudiosos da mediunidade, em particular, a terceira edição do Programa I do Curso, utilizando nova denominação —   Estudo e Prática da Mediunidade. Os seus conteúdos programáticos foram revisados e mais bem adequados à realidade cotidiana das atividades da Casa Espírita.

Nesta terceira edição destacamos os fundamentos —   citados nos pontos abaixo relacionados —   necessários ao desenvolvimento, sério e responsável, do estudo e prática da mediunidade nas nossas instituições espíritas:

—   a excelência do pensamento de Allan Kardec, evidenciado nas obras da Codificação Espírita e nas suplementares a estas, de autoria de Espíritos fiéis às orientações do Espiritismo;

—   a necessidade do aprimoramento da conduta espírita, tendo como base a ética e a moral do Evangelho de Jesus;

—   a importância de se resgatarem os conceitos de médium e de mediunidade, existentes em O Livro dos Médiuns, capítulo XIV, item 159: — Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. A correta compreensão deste ensinamento evita o encaminhamento de pessoas despreparadas aos grupos mediúnicos ou sem sintonia com as atividades aí desenvolvidas.


Brasília (DF), 4 de julho de 2005.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir