Bíblia do Caminho Súmulas Biográficas

Gérard de Nerval


Gérard de Nerval (Paris, 2 de Maio de 1808 - 25 de Janeiro de 1855) foi um notório poeta do século XIX, considerado um expoente da poesia francesa.

Seu nome verdadeiro era Gérard Labrunie. Foi educado pelo pai, uma vez que sua mãe teve morte prematura.

Conhecia a literatura de diversos países, bem como as línguas clássicas. Aos 20 anos traduziu Fausto, de Goethe, tradução na qual Berlioz se baseou para criar a sinfonia A Danação de Fausto. No ano seguinte chegou a se associar a Théophile Gautier na elaboração de um folhetim dramático que era publicado regularmente na imprensa.

Em 1836, apaixonou-se por Jenny Colon, atriz que o inspirou para a construção de sua “Aurélia”, mas que o deixou para se casar com outro.

Em 1841, começou a apresentar sinais de esquizofrenia, sendo internado por um tempo. Viajou pela Alemanha em companhia de Alexandre Dumas, e depois sozinho, pelo restante da Europa.

Em 1843 viajou ao oriente, passando a envolver-se com cultos esotéricos, estudando com afinco as diversas religiões e as doutrinas ocultistas do iluminismo.

Em 1851 sofreu nova crise de esquizofrenia, sendo internado por diversas vezes. Por fim, após anos de esquizofrenia, acabou cometendo o suicídio, enforcando-se em um beco de Paris, sua terra natal. — Continue esta resenha biográfica na Wikipédia  † 


.

Abrir