Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Urgência — Emmanuel


24


Ama servindo

1 Muitos companheiros se propõem a conquistar a vitória, nesse ou naquele tipo de luta; no entanto, em qualquer conflito, a vitória somente vale quando envolve a paz de todos.

2 Reter o melhor para si, unicamente, é uma forma de egoísmo; contudo, fazer-se alguém melhor, a benefício dos outros, é o caminho para a tranquilidade.

3 Geralmente, quando nos achamos no Plano Físico, as leis da vida nos colocam de preferência, junto daqueles com os quais ainda não nos harmonizamos de todo. Por isso, aprender tolerância é curso de elevação espiritual dos mais importantes.

4 Às vezes, por longo tempo, na existência terrestre, temos pela frente os adversários gratuitos, os parentes difíceis, os desafetos que remanescem de vidas passadas ou os companheiros desinformados e infelizes.

5 Em suma, é o antagonismo a oferecer-nos oportunidades de melhoria e burilamento. Em vista disso, observa no assunto, os pontos essenciais a considerar.

6 Faze pelos familiares-problemas todo o bem que puderes. Não acredites, em tempo algum, que hajas feito por eles o bastante, embora conservando a própria paz íntima, depois dos teus deveres plenamente cumpridos, porque, de nossa parte, nunca admitimos que Deus haja realizado o suficiente, em nosso favor.

7 Não recolhas ofensas e sim age, de tal modo que os teus mais austeros críticos melhorem as próprias opiniões a teu respeito.

8 Ninguém te pede bajular os inimigos gratuitos para obter-lhes a simpatia, mas reconhecer-lhes as qualidades nobres e respeitá-los para nós todos é simples dever.

9 Se alguém demonstra intolerância para contigo, anota isso por traço de ligação com o pretérito e procede com discrição, aguardando o momento em que possas ser útil a esse alguém, passando a desfazer impressões negativas que terás criado à distância, em outros quadros da vida.

10 E se esse ou aquele irmão te falta à confiança, criando-te dificuldades e prejuízos, considera-os por doentes, mais necessitados de apoio e compreensão que de corrigenda.

11 Enfim, para ganhar a paz, toma o amor ao próximo por legenda da própria vida. Abençoa e auxilia, serve e espera.

12 Não lutes para complicar as lutas que se te fazem necessárias. Amando e servindo, vencerás.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir