Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Urgência — Emmanuel


6


Paciência e raciocínio

1 Auxílio amoedado e promoção social constituem por si valioso amparo, significando créditos que te impulsionam para respeitabilidade e progresso.

2 Existe, no entanto, uma fonte de apoio, em ti mesmo, que te livrará de muitas calamidades suscetíveis de te arruinarem a vida, partindo da vida íntima.

3 Referimo-nos à paciência que podes sustentar contigo à feição de sentinela silenciosa.

4 Não nos esqueçamos, porém, de que semelhante virtude pode ser comparada a uma planta que tão somente se desenvolve no terreno da compreensão.

5 Não bastará, por isso, tolerar sem raciocinar para que a paciência permaneça conosco.

6 Diante das crises que te visitem no dia a dia, coloca-te no lugar daqueles que se fizeram instrumentos de inquietação.


7 Terás sofrido ofensas…

  Pensa, porém, nos problemas que agitavam o espírito do agressor incapaz de aguentar a si mesmo, nos momentos de angústia.


8 Impuseram-te prejuízos materiais…

  Imagina o estado de penúria ou de ignorância daqueles que te situaram no cipoal da aflição e compadece-te deles que adquirem pesares e lutas para a dor do arrependimento.


9 Traíram-te a confiança…

  Considera a enfermidade ou a obsessão dos seres amados que se hajam, talvez, agravado ao ponto de te ferirem e te esquecerem.


10 Cercaram-te de injúrias…

  Medita na perturbação dos amigos ou adversários que adotaram comportamento infeliz, entrando em dívidas escabrosas com que se defrontarão, um dia.


11 Alguém te humilhou os entes mais caros…

  Pondera o desequilíbrio dos que tombaram na delinquência sem refletir que estão comprando provas e lágrimas com que seguirão nas veredas da culpa.


12 Recordemos:

  Paciência raciocinada é a paciência que não se perde.


13 Cultiva no coração essa fonte de bênçãos, ante as dificuldades e experiências da vida e conquistarás a serenidade a se te converter, por fim, em paz de espírito.

14 Daí por diante, caminharás para a frente nos domínios da evolução, compreendendo em definitivo quanto vale o amor na garantia da vida, estendendo o bem e extinguindo as trevas.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir