O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


88


Oportunidades de serviço com Cristo

10|06|1942


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes a paz de sempre.

2 Os deveres os chamam novamente e é indispensável atender às obrigações justas. Felizes de nós que guardamos a santa oportunidade de serviço com Cristo.

3 Enquanto não o compreendíamos, tudo se perdia no emaranhado de desordens do mundo em suas características inferiores, mas com o Mestre tudo é escola divina. Cada situação, cada personalidade, cada coisa se fazem acompanhar por um sentido diferente. Trabalhemos, pois, meus filhos, com esse espírito do bom entendimento! As experiências nobres e santas somente se organizam e edificam ao buscarmos semelhantes realidades. Um dia vocês hão de ver, mais diretamente ao meu lado, a essencialidade destas observações.

4 Por isso mesmo, Rômulo, ressalto a expressão de seus deveres junto de tantos patrimônios que, embora se figurem substancialmente materiais, guardam a mesma espiritualidade divina que caracteriza os problemas morais. Não desfaleça, meu filho, quando as dificuldades surjam de mais perto! Não sofra quando mingúem as possibilidades! No obstáculo, o esforço do homem é mais belo e nas facilidades sem significação a alma adormece muito longe de seus objetivos divinos. Quando aparecem as lutas inevitáveis, há sempre bons amigos ao seu lado, ajudando-o a vencer. De quando em vez, tornam-se evidentes as influenciações mesquinhas, oriundas do despeito e da insinceridade, mas tudo isso é fenômeno transitório. A sua tarefa com o campo é uma dádiva sagrada, dívida que você deve encarar, em todas as oportunidades, como bendita concessão de Deus.

5 O solo tem problemas educativos tão importantes quanto aqueles que se indicam para os planos mentais da criatura! E uma família de animais pode não assinalar raciocínios, nem alinhavar considerações de ordem humana, porém é digna do mesmo respeito e proteção devidos às obras e seres da Criação Divina. 6 Por muito tempo ainda a coletividade terrestre se inclinará para o solo ou para os grupos de irracionais com a noção de comercialismo, entretanto, entre as massas, já se vai providenciando, sob a inspiração de Deus, quanto ao aprimoramento de um e amparo aos outros. 7 Caridade não é a palavra que designa estados de beneficência social, nem sempre orientada a fins justos, mas significa muito mais proteção e esforço do bem para com os necessitados, onde as terras, as plantas e os animais se acham incluídos. Muitas vezes, o homem há esquecido semelhantes verdades por simples espírito de presunção, mas a ilusão é fogo fátuo destinado a impressionar a periferia. 8 A Eternidade cogita de soluções mais profundas. Eis por que, meu filho, o seu é um esforço muito nobre de serviço cristão junto da natureza. Jesus não está somente no salão incensado de um templo, nem invocado apenas pelo fervor de nossa prece. Sua alma divina está igualmente nos círculos da natureza. As árvores devem-lhe benefícios, os animais esperam por ele. 9 É bem significativa a primeira visão que o Evangelho nos sugere, apresentando o Salvador em local convertido num estábulo, entre pastores que não passavam de tratadores para os nossos dias. Somente após a estação da manjedoura é que penetra o lar, a carpintaria de José, o templo dos doutores, a esfera da beneficência aos semelhantes. 10 E o estudo é muito interessante se observarmos que o seu companheiro mais fiel para a entrada no testemunho de Jerusalém foi um burrico. Enquanto os companheiros se alegravam inadvertidamente, e outros elementos conluiam na sombra, foi ainda um animal que se revelou mais dedicado, sem espírito de invigilância no dever ou de interesses indignos. Naturalmente que não estamos fazendo a apologia de “uma consciência irracional”, todavia, procuremos localizar o sentido da verdadeira cooperação e observar o caráter divino das obrigações que nos ligam com a natureza.

11 Bem, já filosofei o demasiado. Referentemente aos netos, minha boa Maria, você pode aconselhar ao Roberto o Iodotânico. É preparado útil para ele. Na fase atual de desenvolvimento, entre o menino e o moço, os fenômenos físicos se verificam com expressão mais brusca. O uso metódico desse fortificante, por alguns dias, será eficaz na estabilidade de seu equilíbrio geral.

12 Quanto ao mais, meus filhos, Deus continue a derramar sobre vocês as Suas bênçãos de luz, saúde e paz, três riquezas poderosas para quem estacione sobre a Terra. Pela primeira vez, hoje veio aqui comigo o Tapajós.  n Peço a vocês que o auxiliem nas vibrações de amor fraternal. Ainda está muito fraco, espiritualmente falando. Deus abençoe a todos. E deixando-lhes o meu velho e afetuoso coração de pai, reúno a ambos num só abraço,


Papai



[1] Nota da organizadora: refere-se a um amigo da família Joviano em Belo Horizonte.


Abrir