O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


113


Moléstias da alma são mais graves que as do corpo

09|06|1943


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês ambos, proporcionando-lhes coragem para os dias que correm e paz com vistas ao trabalho de cada dia.

2 Ainda bem, meu filho, que o encontro melhor. Felizmente, moléstias da alma são mais graves que as do corpo. E já que estão lendo a interessante publicação que lhe veio ao lar, por oferta espiritual (não material) do nosso amigo Seggie,  n devo dizer a você, meu caro Rômulo, que seu caso orgânico vem sendo atendido, não só pelo seu cuidado em usar as substâncias medicamentosas preconizadas pelo receitista, como também pela assistência ativa do nosso serviço espiritual de socorro. Na noite de 2 para 3, trouxe em minha companhia um nobre companheiro, especializado em tratamentos dessa natureza. Depois do exame atento, sentenciou: “Seu filho experimenta a resultante de grande pedrada que recebeu. Ferimento de proporções sérias, acidente grave para o organismo de seus princípios individuais, entretanto, todo problema é de natureza etérica e amanhã veremos o que é possível fazer.” E continuamos a esperar ansiosos a providência, porque pedradas na alma atingem, naturalmente, os centros vitais.

3 Na noite de 3 para 4, então, com bastante cuidado, valendo-se do breve repouso das células físicas, nosso amigo efetuou tratamentos à base de fluidos reconstituintes e sedativos. Uma operação quase. E temos a alegria de vê-lo convalescente. Veja que não é preciso “morrer” para estarmos vivendo no círculo de remédios e providências, intrinsecamente espirituais. Muitos encarnados recebem assistência médica dessa ordem. Nada diria a você se não soubesse o proveito justo. E ligando o fato ao livro que você vem estudando e analisando, sinto-me contente por lembrar esse pequeno acontecimento de nossas experiências em curso. Espero, pois, que continue melhorando, até o restabelecimento integral.

4 As pedradas também aproveitam a alma, quando sabemos recebê-las. Entretanto, não é possível fugir-se à dor dos primeiros minutos. Os efeitos são sempre violentos, dado o impulso inicial que se imprimiu à pedra cortante.

5 Continuemos, porém, a viagem, recordando que só atiram pedradas as crianças e os malfeitores. Ora, os meninos crescerão e os malfeitores, mais dia, menos dia, serão entregues à lei. Guarde seu patrimônio de forças construtivas e não persevere nas meditações tristes. Nosso objetivo é divino.

6 Você, minha prezada Maria, não esqueça o uso dos elementos homeopáticos, com as anteriores recomendações, relativas à alimentação comum. Creio que será muito útil a você o uso de meia colher do azeite doce às refeições. É ótimo para prevenir processos de inflamação ou intoxicação.

7 Buscaremos assistir à Wanda, como necessário. Será útil ao organismo dela, a meu ver, a continuidade do Fermento Lático Fontoura. Durante os próximos dias, procure um creme dos melhores para que ela faça aplicações metódicas.

8 Quanto ao mais, Jesus nos auxiliará como sempre. Tenhamos alegria, disposição sincera ao bem e otimismo. Guardar vibrações sombrias é dissipar a própria saúde. Encorajemo-nos e sigamos dentro da vida, de alma confiante em nosso Pai.

9 Encontra-se hoje conosco aqui a nossa irmã Amélia, que traz notícias da filha recém-chegada ao nosso Plano, dizendo a você que sua madrinha vai indo bem e adaptando-se com facilidade à nova situação.

10 Desejo-lhes uma boa viagem, cheia de contentamento do coração e paz do espírito. E certo de que vocês saberão guardar sempre os tesouros da Luz Divina e seguindo-os, com o meu pensamento afetuoso de pai, sou o velho amigo de todos os dias, que lhes deixa um grande abraço.


A. Joviano



[1] Nota da organizadora: refere-se ao colega e amigo de Rômulo, na universidade, na Inglaterra, onde estudavam. Seggie desencarnou na guerra de 1914 - 1918. Decorridos mais de 20 anos, com o aparecimento do livro 50 anos depois, Rômulo veio a saber que Seggie era a reencarnação de Ciro, personagem do livro.


Abrir