Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Rumo certo — Emmanuel


51


Inquietações e complicações

1 A existência terrestre, no fundo, é um estágio do Espírito imperecível no campo das forças físicas em constante mutação. Daí as complexidades que apresenta.

2 À feição do aluno na escola, a criatura recebe lições na Terra, através de problemas.

3 Dificuldade superada, experiência adquirida.

4 Disso procede o imperativo da serenidade do discernimento em todas as observações e decisões que venhamos a assumir na seara do mundo.

5 Quantas aflições se nos debitam unicamente à invigilância, seja nos desvarios do raciocínio, seja nos exageros da sensibilidade?

6 Em todos os momentos de acerbidade e aspereza do cotidiano, confiemo-nos ao Infinito Poder da Criação de que nos achamos totalmente envolvidos, em qualquer ponto do Universo.

7 Não existem questões insolúveis para a Divina Providência, e, dentro de semelhante convicção, aprendamos a satisfazer os compromissos que as circunstâncias nos reservem, sem superestimar ou subestimar os acontecimentos que nos cerquem. Equilíbrio edificante e paciência operosa.

8 Frequentemente, aflição é a nossa própria ansiedade, respeitável mas inútil, projetada no futuro, mentalizando ocorrências menos felizes que, em muitos casos, não se verificam como supomos e, por vezes, nem chegam a surgir.


9 Em suma, saibamos amar sem o ônus do apego, servir sem cobrar impostos de reconhecimento, desculpar sem apresentar faturas de suposta superioridade e agir para o bem sem qualquer taxa de irritabilidade ou excitação.

10 Abstenhamo-nos de acrescentar a sombra da inquietude aos processos da vida que nos objetivam o indispensável burilamento moral, e, dedicados fielmente à execução dos deveres que a vida nos atribui, entreguemos as complicações do mundo à intervenção e ao critério da Sabedoria de Deus.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir