Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Rumo certo — Emmanuel


37


Taxa de sombra

(O Evangelho 5.26)


1 Em matéria de tribulações, será justo salientar a taxa de sombra que comumente adicionamos à carga de provas salvadoras e regenerativas que, para nosso próprio benefício, a vida nos deu a carregar.

2 A rebeldia é sempre condição negativa, e, em se manifestando conosco, na forma de inquietação desnecessária, é dos piores corrosivos da alma, frustrando-nos recursos de realização e oportunidade, serviço e tempo.

3 Referimo-nos, sobretudo, ao sofrimento criado por nossas próprias atitudes de não aceitação diante da vida.

4 Reflitamos nisso, podando as aflições que se nos amontoam em torno das dificuldades naturais.


5 Teremos renascido na Terra com determinado problema físico ou psicológico…

  Se o admitimos por lição amiga ou controle edificante, para logo se transforma em bênção de auxílio, ao invés de persistir conosco por empeço a complicar.


6 Provavelmente no mundo teremos recebido parentes difíceis…

  Se os abraçamos à conta de companheiros destinados a experimentar-nos a paciência e a ternura, para breve se transfiguram em tesouros de sentimento.


7 Sofremos doenças…

  Se as acolhemos por ensinamentos justos da vida, elas se transfiguram em cursos de educação.


8 Estaremos faceando rude fracasso…

  Se nos dispomos a vará-lo, com entendimento e coragem, ei-lo que se nos faz alavanca de apoio para os caminhos de êxito e segurança.


9 Achar-nos-emos nos obstáculos da madureza extrema do plano material…

  Se aceitamos o desgaste orgânico, sem deixar o trabalho que se nos faça possível, na seara do bem, a mais avançada senectude ser-nos-á período precioso de meditação e ajuste espiritual.


10 Quando a provação nos visite — lição preciosa e natural na escola da Vida —, aceitemos o que sejamos e sirvamos com tudo aquilo de que possamos dispor, a benefício do próximo, com serenidade e compreensão, e estaremos livres da taxa de desespero que, em qualquer sofrimento, é sofrimento muito maior.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir