Bíblia do CaminhoTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Reconforto — Emmanuel


3


No câmbio da vida eterna

1 Não te deixes conduzir por simples ilusões. Atende aos valores substanciais da Vida Imperecível.

2 Amanhã, no grande futuro, quando descerrares a própria visão à verdadeira luz, contemplarás, ombro a ombro, os reais inimigos de tua felicidade.

3 As horas perdidas na omissão inconsciente ou deliberada do bem…

4 As palavras contundentes arrojadas à dor do próximo…

5 Os julgamentos apressados ao redor da conduta de teu irmão…

6 As pequeninas deserções de cada dia, quando te ausentas apressado do prazer de servir…

7 As irreflexões faladas ou escritas com que, por vezes, subestimas o valor dos companheiros de caminhada…

8 As exigências descabidas com que, em muitas ocasiões, procuras lisonjear os próprios caprichos, com manifesto esquecimento das necessidades alheias…

9 E aprenderás a louvar as mãos que te feriram, os gestos que te dilaceraram, as dificuldades com que buscaste a própria superação e as dores que te auxiliaram a ver com mais segurança…


10 Lembra-te de que o câmbio das situações e valores é diferente na vida verdadeira para a qual te diriges, de momento a momento.

11 Persistamos com os recursos de nossa própria regeneração, aceitando os obstáculos que nos convidam à experiência e agradecendo o concurso daqueles que nos inclinam à renovação necessária.

12 Nossos adversários mais renitentes são os sentimentos e as ideias contrárias ao Cristo em nós, que se ocultam sutilmente nos mais recônditos escaninhos de nossa alma, constrangendo-nos a perder os mais altos prêmios de elevação, na oficina terrestre.

13 Sigamos para a frente, de coração limpo e consciência reta, com o melhor desempenho de nossos próprios deveres e, dentro dessas normas, toda a dificuldade no caminho ser-nos-á valioso ensinamento e não teremos motivo para temer senão a nós mesmos, porque somente em nós mesmos residem a inferioridade e a sombra que nos induzem à tentação.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir