Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Mãos marcadas — Autores diversos


27


Na partilha do bem

1 Não te detenhas a reclamar, quando a oportunidade te faculta repartir.

2 Muitos estimarão a largueza da praça, deitando cáustico verbal sobre aqueles que se elevaram à responsabilidade da evidência pública ou fabulando negativamente em torno das ocorrências do dia, sem perceber que poderiam converter o próprio tempo em amparo aos semelhantes.

3 Caminharás, porém, no dever de servir. Compreenderás que uma hora vazia é valor depredado na edificação do bem coletivo, tanto quanto o pão desperdiçado é furto indireto, à mesa daqueles irmãos que enfrentam a ameaça da fome.

4 Reconhecerás que a obrigação de repartir é lei universal para todas as criaturas.

5 Reparte o sol os benefícios de suas forças, reparte a fonte os donativos de suas águas.

6 Divide igualmente os teus recursos, quaisquer que eles sejam, para multiplicar a felicidade comum.

7 Concederás um raio de luz da tua fé a cada um daqueles que a descrença conserva na noite do desânimo; transmitirás teus conhecimentos elevados aos companheiros que a ignorância congrega na sombra; estenderás o talento da coragem aos que perderam a esperança; partilharás teu dinheiro com as vítimas da penúria…

8 Farás mais ainda. Promoverás o teu enriquecimento moral na prática dos princípios superiores que assimilas e aumentarás a tua prosperidade a fim de repartir o bem, cada vez mais.

9 Não te voltes para trás, para enumerar as rosas do louvor ou os espinhos da ingratidão.

10 Ajuda e segue adiante, na certeza de que basta o privilégio de oferecer aos outros o melhor do que és e o melhor do que fazes.

11 Muitos acusam ou se queixam. Sê tu a voz que abençoa e a mão que auxilia.

12 E se alguém te reprova ou te não entende, serve mesmo assim, recordando que, adiante de nós, caminha sempre o Infinito Amor d’Aquele que é a vida de nossas vidas e que se oculta, incompreendido e silencioso, na sílaba única com que se nos apresenta sob o nome de Deus.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir