Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Justiça divina — Emmanuel


22


Em oração e serviço

Reunião pública de 17-4-1961.

1ª Parte — Cap. III — Item 15.


1 Não paralises o impulso do amor fraterno, diante dos companheiros que te parecem errados.

2 Aquele que hoje carrega na praça o nome de malfeitor pode ser amanhã o apoio a que te arrimes.


3 Reprovaste o motorista que se envolveu em grave desastre, e, ao vê-lo em posição difícil na estrada, propões-te, de início, lançá-lo à própria sorte, seguindo indiferente. Entretanto, vence a repulsão e assegura-lhe o socorro preciso. É possível seja ele, mais além, o amigo certo que te livrará de males maiores.


4 Viste com desprazer o homem público que se tornou repentinamente odiado, à face de erros clamorosos que se viu na conjuntura de cometer ou endossar, na esfera administrativa, e, no momento justo de considerar-lhe as obras deficitárias, inclinas-te à censura. Cala, porém, a crítica destrutiva e pronuncia o verbo que lhe sirva de reconforto. Provavelmente, muito breve será ele o interventor providencial na solução de teus problemas.


5 Conheces o rapaz transviado, autor de faltas confessas pela carência de educação com que foi rudemente prejudicado, através do tempo, e, ao surpreendê-lo embriagado na rua, dispões-te, instintivamente, a passar de largo. Contudo, deixa que a bondade te inspire o coração e dá-lhe simpatia. Pode acontecer, em futuro próximo, seja ele a pessoa indicada a salvar-te em amargos perigos.


6 Fitaste com desprezo a jovem menos feliz que se arrojou a costumes indesejáveis por falta de assistência no lar, em que se desenvolveu ao sabor dos próprios caprichos, e, encontrando-a enredada nas teias da delinquência, tendes a incriminá-la com palavras condenatórias. No entanto, reflete na compaixão e ampara-lhe o reajuste. Talvez amanhã esteja ela no quadro de teus familiares mais queridos, por injunções de casamento.


7 Para isso, não te sintas superior. Lembra-te, acima de tudo, de que, pelas imperfeições que ainda trazemos, todos somos delinquentes potenciais, e de que, se não vigiarmos em oração e serviço, junto das tentações que nos visitam as fraquezas, ainda hoje o lugar dos irmãos caídos pode ser igualmente o nosso.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir