Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Inspiração — Emmanuel


25


Diante do progresso

1 Não aguardes o progresso geral, para acender a luz em ti mesmo. Faze, antes de tudo, claridade em teu próprio coração, cooperando no erguimento do progresso geral.

2 Ergue-se o celeiro de pão sobre o concurso da semente humilde. Levanta-se o lar sobre pedras esquecidas e ocultas.

3 Muitos esperam o esplendor do futuro, distraídos da edificação que o presente lhes solicita. E preferem confiar-se à crítica e ao azedume, açoitando verbalmente personalidades e instituições que mal aprendem a conhecer.

4 Lembra-te de que a perfeição do todo jamais se definirá sem o aprimoramento a unidade e cada um de nos constitui essa unidade viva e consciente, com a responsabilidade de acrisolar-se na precisa sublimação em favor da vida.

5 Não bastam a improvisação  de textos legais, a promulgação de decretos da força, o estabelecimento de regimes governamentais ou a transformação dos estados humanos, para que o progresso legítimo se estenda triunfante…

6 O problema crucial da felicidade mora no homem e somente na criatura pode ser efetivamente resolvido. É por isso que Jesus — centro divino — agindo para a divinização da Humanidade, não se perde em cogitações salvacionistas à base de plataformas simplesmente verbalísticas que patrocinem o Evangelho de fora para dentro.

7 Servindo e ensinando até o derradeiro sacrifício, entrega-se à obra regeneradora de coração para coração, exaltando a importância da individualidade, no aperfeiçoamento comum.

8 Aqui, sana as feridas de um leproso, ali, reergue um paralítico, acolá, socorre uma criança desamparada, mais além, acolhe um doente ao desabrigo…

9 E, de alma para alma, sem exércitos e sem tronos, sem éditos e sem espadas, estabelece entre os homens o império do amor que iniciado, há quase vinte séculos; continua avançando na direção do porvir.

10 Não exijas que a Terra se transforme para o bem, para que teu Espírito se renove para a vitória da luz, porque, enquanto alguém estiver ausente do bem e da luz, padecerá o mundo as chagas da treva e os espinheiros do mal.


Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir