Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Hoje — Emmanuel


1


Serviço urgente

1 Em verdade, o ensinamento do bem somente vale quando a criatura lhe substancializa a orientação.

2 O esquema de estudo, no recinto da escola, é o mesmo tesouro de luz para a coletividade dos aprendizes; cada aluno, porém, revela assimilação diferente.

3 O regimento de uma fábrica relaciona instruções gerais para a dignificação do trabalho; mas, a eficiência da indústria exige o concurso criterioso de cada cooperador.

4 As disposições do trânsito representam sugestões respeitáveis daqueles que se desvelam pela tranquilidade pública; a segurança comum, todavia, depende do acatamento com que as observem pedestres e motoristas.


5 Valemo-nos dos símiles para considerar que a Doutrina Espírita é instituição funcional na Terra e em qualquer outra estância do Universo, por englobar princípios idênticos para todos os seres, com vistas à emancipação, equilíbrio, burilamento e felicidade das consciências, assemelhando-se à fonte desatada, de cujas águas cada um pode tomar a quantidade compatível com o recipiente que carrega. Nas diretrizes em que se define, expede amparo e esclarecimento, favores e bênçãos, em todas as direções, sem personalização ou prerrogativa.

6 Capacitemo-nos de que o nosso aproveitamento dos valores da vida, empregando os recursos que ela nos oferece, guarda o tamanho de nosso esforço.

7 Aperfeiçoamento em nós mesmos — serviço urgente.

8 A Doutrina Espírita administra a educação com benemerência e grandeza, auxiliando indistintamente. Recebê-la e aplicá-la constituem tarefas da nossa vontade em ação.


Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir