Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Encontro de paz — Autores diversos


9


Ideia dirigida

1 Observando as conquistas da Civilização, reflitamos nos poderes da ideia dirigida de que necessitamos no burilamento e ascensão do espírito.

2 Por séculos, o homem usou tugúrios de taipa por domicílio, todavia, submeteu-se à inspiração das Esferas Superiores e ergueu os parques residenciais que dignificam as cidades modernas; por milênios, viajou no dorso de animais de grande porte, no entanto, obedeceu aos impulsos determinados pelo progresso e aprimorou a maquinaria com que anula distâncias.


3 Pensa nos méritos da ideia dirigida de que não prescindimos no próprio aperfeiçoamento.

  4 Se te acreditas doente, encaminha as forças da imaginação para o reajuste, provendo o corpo com os recursos de proteção possíveis ao teu alcance, para que a ideia dirigida de saúde te mantenha o equilíbrio orgânico.

  5 Se julgas reter o germe das moléstias que te marcaram os ascendentes, guia os desejos de renovação para nível mais alto, abraçando hábitos e ideais superiores às convicções e aos costumes em que se te acomodavam os avoengos, para que a ideia dirigida te garanta libertação.

  6 Se te admites carregando incapacidade intelectual, conduze os anseios de conhecimento para a cultura, utilizando atenção e tempo disponíveis no estudo nobre para que a ideia dirigida te assegure os investimentos da educação.

  7 Se te aceitas por vítima de infortúnio e abandono, orienta aspirações de felicidade para o trabalho e para a cooperação fraternal, esposando serviço e humildade por recomeço de aprendizado, para que a ideia dirigida te granjeie simpatia e reconforto.


8 A ideia dirigida é alicerce de qualquer organização; entretanto, como ocorre ao projeto de obra determinada, que exige material adequado para que se levante, a ideia dirigida não vale só por si. Para evidenciar-se, é indispensável conjugá-la ao suor da realização. 9 Mesmo assim, urge compreender que, se pede a alavanca da vontade, a fim de fundamentar-se no bem, ligar-se ao bem, revestir-se do bem e sustentar-se no bem, reclama trabalho intenso de nossa parte para que se mantenha no melhor que possamos fazer. 10 Porque, sendo a ideia dirigida uma construção da inteligência, a inteligência do mal age também com ela.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir