Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Deus aguarda — Meimei


17


Toque de luz

1 Talvez não saibas que, em plena luz do dia, inúmeros irmãos nossos se movimentam de alma em sombra. Observa.

2 Dialogarás com eles e perceberás que, psicologicamente, se mostram longe.

3 No entanto, às vezes, não são simplesmente monossilábicos, mas também duramente agressivos.

4 Renteando com eles, recorda que, em muitas ocasiões, na Terra, nos sentimos divididos entre o apreço que devemos aos outros e o sofrimento que carregamos em nós.

5 A noite na alma decorre de causas diversas. Em alguns companheiros, procede do pessimismo com que rejeitam as provações que se lhe fazem precisas; em outros, nasce dos conflitos que sustentam consigo próprios.

6 Terás pessoas amigas que te ouvem, atendendo à cortesia, mas trazendo os sentimentos em tribulações inconfessáveis; 7 e surpreenderás, ainda outras, que te respondem a essa ou aquela questão proposta, sem a mínima percepção dos temas aos quais te vinculas, em vista de se acharem completamente votadas ao desespero.

8 Às vezes, semelhantes companheiros, quebrados de dor, a dentro deles próprios, permanecem junto de ti.

9 Localizar-se-ão, provavelmente, entre aqueles que mais amas.

10 Quando te vejas à frente de criaturas assim desoladas, a se esforçarem para que não lhes anotes os processos de angústia, não lhes revolvas o fel com perguntas e apontamentos desnecessários.

11 Ouve-lhes as confidências sofridas e silencia quando não lhes possas doar alguma frase de esperança e consolo.

12 E seja qual for o quadro de provações em que se debatam, oferece-lhes um gesto de amizade e compreensão, acrescido pela bênção de um sorriso, porque para dissipar as sombras de um coração atormentado, muitas vezes, basta isso, porque um sorriso de simpatia é sempre um toque de luz.


.Meimei


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir