O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Caminho, Verdade e Vida — Emmanuel


38


Pregações

“E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas para que eu ali também pregue; porque para isso vim.” — (MARCOS, 1.38)


1 Neste versículo de Marcos, Jesus declara ter vindo ao mundo para a pregação. 2 Todavia, como a significação do conceito tem sido erroneamente interpretada, é razoável recordar que, com semelhante assertiva, o Mestre incluía no ato de pregar todos os gestos sacrificiais de sua vida.

3 Geralmente, vemos na Terra a missão de ensinar muito desmoralizada.

4 A ciência oficial dispõe de cátedras, a política possui tribunas, a religião fala de púlpitos. 5 Contudo, os que ensinam, com exceções louváveis, quase sempre se caracterizam por dois modos diferentes de agir. 6 Exibem certas atitudes quando pregam, e adotam outras quando em atividade diária. 7 Daí resulta a perturbação geral, porque os ouvintes se sentem à vontade para mudar a “roupa do caráter”.

8 Toda dissertação moldada no bem é útil. 9 Jesus veio ao mundo para isso, pregou a verdade em todos os lugares, fez discursos de renovação, comentou a necessidade do amor para a solução de nossos problemas. No entanto, misturou palavras e testemunhos vivos, desde a primeira manifestação de seu apostolado sublime até a cruz. 10 Por pregação, portanto, o Mestre entendia igualmente os sacrifícios da vida. Enviando-nos divino ensinamento, nesse sentido, conta-nos o Evangelho que o Mestre vestia uma túnica sem costura na hora suprema do Calvário. ( † )


Emmanuel


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir