Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Chico Xavier, dos hippies aos problemas do mundo — Entrevistas — Emmanuel


31


Cocriação e conquistas da ciência

1. — FREITAS NOBRE — No plano da criação, Deus sendo criador, o Espiritismo entende que o homem é co-criador em ponto menor?

CHICO XAVIER — Em ponto menor. Diz Emmanuel que é como guardadas as devidas proporções, e como numa firma doméstica ou familiar. O pai tem os filhos. O pai empreende muitas empresas, mas o filho também pode empreender e aperfeiçoar o trabalho paterno, ou às vezes, também complicar para depois vir a ajustar e aperfeiçoar tudo de acordo com a vontade paterna. Porque a maravilha da criação é que o Senhor nos permite errar para aprendermos, mas o homem é co-criador, do Criador, cooperador consciente de Deus.


2. — LIBA FRIEDMAN — Eu queria perguntar ao Chico por que todas as grandes conquistas da humanidade acabam virando armas de extermínio?

CHICO XAVIER — Há um ponto que nós precisamos considerar: é que nos outros, os religiosos, não temos sido tão fiéis quanto deveríamos ser aos postulados, às convicções que aceitamos. Nós vemos a ciência, supostamente materialista, mas a ciência acreditou na eletrônica e já chegou à Lua. Nós estamos com o amor que Jesus nos legou para colocar em prática, a benefício da fraternidade humana e ainda não conseguimos. Pedimos então à nossa querida Liba Friedman, que nós admiramos muito em todas as suas páginas, transbordantes de ternura humana, pedimos à nossa querida companheira e distinta jornalista Liba Friedman, para considerar que este assunto é pertinente a todos nós que aceitamos o cristianismo ou então, como diz um dos nossos amigos que escreveram uma pergunta aqui, e os outros povos que ainda não conhecem Jesus? Eles também estão sobre a tutela do governador espiritual da terra, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, e recebem mensageiros de toda a ordem e há muitos milênios e muitos séculos para que também se aperfeiçoem, todos eles recebem de Jesus a manifestação de bondade, a manifestação de socorro conquanto não o conheçam com muitos dos brasileiros não conhecem as autoridades pessoais que nos governam e de cuja atuação nós recebemos os benefícios de cada dia. Então o dia que colocarmos os preceitos de Jesus em prática, em nossa vida particular e coletiva, nós chegaremos à paz e ao amor.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir