Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Colheita do bem — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


67


Escola Rural João de Barro

22/11/1950


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês todos, concedendo-lhes muita paz aos corações, com saúde e bom-ânimo na luta de cada dia.

2 Antes de entrarmos no assunto básico desta carta, consigno aqui nossas preces em conjunto, em homenagem familiar à nossa Marcelina, à frente do primeiro ano de vida nova. Presente à nossa reunião, recebe, satisfeita e comovida, a nossa lembrança e a nossa ternura, dentro da grandeza d’alma que lhe conhecemos. Ainda não se animou a escrever-lhes diretamente. Acanhamento natural e dificuldades compreensíveis, mas sente-se melhorada, conformada e mais forte, dividindo comigo e com a Martha os seus interesses mais imediatos nos serviços de agora, de vez que a cozinha não é para ela uma raiz tão fácil de desprezar. Prossigamos, porém, tranquilos. Entre o pão do corpo e o pão da alma, entesouramos os valores da vida eterna.

3 Estou, meu caro Rômulo, muito satisfeito e sensibilizado em torno do seu plano educativo que vai, felizmente, tomando corpo. Ainda não me pronunciei abertamente sobre o assunto, porque, na verdade, a centralização de sua confiança no papai toca o meu coração mais do que você possa pensar. Eu sei que entre nós não existe disposição para a idolatria. Somos, acima de tudo, velhos amigos, companheiros de muitas viagens que comungam, por felicidade mútua, na mesma taça de entendimento. 4 Mas você não ignora que a escola ainda é o meu ponto sensível. Apaixona-me, absorve-me alenta-me. Não pude ainda esquecer um “til” de tudo o que foi vivido por mim nesse setor na experiência última. Quase tudo que nós experimentamos no passado próximo, meu filho, naquele conjunto de paisagens, promessas, discussões, pequenos obstáculos, inibições financeiras, experiências com os políticos e administradores, inclusive certas lutas do próprio lar, jaz em processo de distância cada vez maior… 5 Quase tudo se esfumou e alguns remanescentes vão-se apagando devagarinho… Mas a escola está mais viva, mais luminosa, mais rica! É o meu campo de ação, enquanto vocês, em círculo reduzido, representam o meu jardim afetivo. Entre um e outro, minh’alma se divide. Com vocês, tenho flores e frutos abençoados; com a escola, tenho celeiro e trabalho permanentes. Ambos os setores me infundem as energias de que necessito em favor da preparação do futuro grande, enobrecido e cada vez mais feliz!

6 Assim, limito-me a desejar amplo êxito em seu projeto, sobre o qual mal temos trocado ideias várias em suas visitas rápidas à minha esfera de ação. A máquina está montada e, quanto acontece a você, creio no surgimento do combustível que, na essência, é o apoio financeiro da fonte administrativa, destinado ao sustento da ação. Entretanto, como acontece a você, espero mais tempo para definir-me sobre as mãos a cooperarem conosco na obra já corporificada. 7 Não podemos, contudo, duvidar da assistência do Alto e, por isso, a experiência ser-nos-á o caminho justo. O operário é sempre a alma de um serviço. Nele está assegurado o triunfo natural das aspirações elevadas ou dele procede o fracasso dos melhores experimentos. Daí o motivo pelo qual, nesse campo, convém-nos iniciar qualquer empreendimento observando, observando, observando… até que o nosso coração possa descansar na segurança de que os sentimentos e os braços que procuramos são exatamente aqueles que correspondem à nossa esperança e expectação.

8 No que concerne às particularidades do programa a ser executado, acredito nada tenha a acrescentar aos itens que você estabeleceu na mente criadora, em comunhão com os nossos pensamentos. Admito que os pontos fundamentais para a organização devam estar baseados nos seguintes alicerces:

1 — Ensino primário,

2 — Alfabetização de adultos,

3 — Aprendizagem profissional,

4 — Prendas domésticas,

5 — Indústrias ruralistas,

6 — Noções de puericultura,

7 — Enfermagem rural,

8 — Biblioteca,

9 — Clube de alimentação,

10 — Exercícios físicos e demonstrações práticas de ordem geral.

9 Estou certo de que nesses dez títulos temos a base de vasta planificação para o presente e para o futuro, desde que as nossas emissões encontrem a capacidade de sintonia em outras mentes chamadas à execução do “desenho mental”. Peço a Jesus para que a Escola Rural João de Barro seja abençoada pelo Alto e que, do lançamento dela ao infinito do tempo, seja sempre uma exteriorização perene de graças e benefícios, recursos e luzes para todos.

10 Desnecessário será dizer a você que o acompanho na iniciativa. Encontrarei muitos modos de ligar-me à nova sementeira com o amor que o ensino sempre me inspira. Se você conseguir despertar os legionários do Rio para a assistência ao novo manancial de bênçãos em processo de formação, creia que teremos avançado cinquenta por cem na direção da realidade. Aguardemos os comissionados para a inspeção de início. Que o Senhor lhes aclare a visão e lhes embeleze os sentimentos para que vejam conosco pelo mesmo prisma. Serei sempre otimista e aguardarei sempre o melhor.

11 Peço a vocês se previnam contra os resfriados com o uso da fórmula tradicional do Gelseminum e do Eupatorium. Ajudemos o corpo para que o corpo nos ajude. Saúde de alguns trabalhadores na esfera carnal é harmonia e serviço para muita gente. Por hoje, penso não me seja lícito estender mais. Que o Mestre do amor nos enriqueça os corações de crescentes luzes.

12 Brilhem a fé e a esperança sobre nós e confiemos na Providencia Divina. Que vocês todos recebam muita saúde, paz, serenidade e alegria para a boa luta de sempre é o desejos do papai que não os esquece e que os reúne num grande e apertado abraço,


A. .Joviano


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir