Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Colheita do bem — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


34


Toda hora é oportunidade de semear com Jesus

04/01/1950


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita saúde e paz no caminho de cada dia.

O ano novo é um livro em branco, em cujas páginas nos compete dar o depoimento vivo de nossas obrigações mais nobres perante a vida. Que a mão luminosa e amiga do Mestre guie as nossas mãos, a fim de que as marcas nas folhas diárias do tempo sejam de harmonia com a sua divina vontade.

2 Toda hora é oportunidade de semear com Jesus e todo ano é um patrimônio de bênçãos, dentro do qual podemos realizar maior comunhão com ele. Começamos o nosso trabalho espiritual com a maior esperança! Desse modo, elevemos nossas preces e votos de confiança ao Alto, de lá esperando os recursos de que carecemos para levantar novas edificações de luz para a nossa morada eterna.

3 Peço a vocês, hoje, a permissão necessária para dirigir-me ao Roberto, com o carinho e entendimento de todas as situações. De coração, tenho ouvido os anseios do meu neto, agora homem feito, habilitando-se cada vez mais no trabalho digno para a formação do futuro lar. Eu sei quanto lhe dói aos brios de rapaz cristão o intercâmbio compulsório com o ambiente comum, no qual nem sempre dominam os propósitos mais elevados. Compreendo-lhe os impulsos de preservar a pureza e a integridade espiritual dos seus sonhos de homem de bem e desejo afirmar-lhe que as suas intenções enobrecida não ficarão sem apoio do Alto. A vida, meu caro Roberto, reclama, em verdade, muito senso de equilíbrio para não frustrarmos o roteiro superior trazido ao renascer.

4 A constituição do santuário doméstico não é obra que se improvise e sim sementeira de amor sublime no tempo, reclamando a atenção mais firme cada dia. Reconheço que o seu período de aquisições intelectuais tem sido longo e que o seu organismo pede algum repouso, entretanto, peço-lhe continue no mesmo ritmo de boa vontade e dedicação nos meses próximos, esperando que a mamãe e o papai o ajudem a equacionar o problema do coração. Sinto-me, por minha vez, mais feliz em vê-lo de posse dos projetos de modificação do destino na atualidade que se o observasse tocado de teorias mil, mas indiferente às bases morais que garantem a felicidade da criatura. 5 Sei que você teme o cerco do mal e dou-lhe razão. Há sempre ciladas escuras espreitando a mocidade digna e laboriosa quanto a sua, e mais vale desenvolver, no íntimo, a vocação do lar que se manter fora dele, satisfazendo às fantasias das aventuras sem nexo. É muito de meu desejo que os meus filhos nos auxiliem tanto quanto possível na concretização dos planos que se vão estruturando naturalmente em seu cérebro bem ordenado. 6 Você sabe que um cometimento dessa ordem não se pode decidir de afogadilho, porque o casamento é uma segunda existência nos círculos da vida, mas estou certo de que Maria e Rômulo entender-nos-ão perfeitamente, ajudando a equação do problema com a simpatia e o devotamento com que acompanham seus passos desde o berço. Antes de tudo, garanta o seu título profissional e logo após essa vitória, que todos aguardamos para breve, então será lícito que você, com o patrocínio espiritual deles, pense na formação do porvir.

7 Quantas vezes ouço, pelos fios do pensamento, os seus rogos de amparo, a fim de defender suficientemente o seu futuro com a segurança desejável, contudo, nem sempre consigo atender inteiramente aos impositivos da sua luta de jovem, com enormes possibilidades de avançar nos vários setores da vida em si! Há necessidade de muita meditação e de muita prece em sua batalha, porque determinadas riquezas da alma devem ser preservadas com todas as energias suscetíveis de ser manejadas por nossas mãos. 8 Nesse sentido, sou o primeiro a reconhecer-lhe o esforço correto e louvo a sinceridade de suas atitudes pessoais diante da própria consciência. Compreendo, porém, que você, consoante os compromissos assumidos, só encontra a remediabilidade na estruturação do templo familiar que lhe seja próprio e, por isso, apreciando a extensão e a magnitude do assunto, sou dos primeiros a manifestar-lhe simpatia com fervorosas orações ao Alto para que os seus ideais sejam convenientemente amparados e fortalecidos. 9 Nesse particular, todavia, não menospreze o conselho e o parecer dos pais, porque conhecem os flancos da batalha e sabem, de experiência própria, que o assunto não constitui questão de alguns minutos e sim matéria de pensamento e reflexão para que não estejamos alicerçando obras sagradas sobre a areia. Concorde, de boa vontade, com os alvitres de sua mamãe e de seu papai. 10 Em jornadas dessa natureza, não é aconselhável a viagem a sós e sim sob as vistas daqueles que nos desejam todo o bem. Eles são os seus melhores amigos e os seus companheiros mais valiosos. Nem mesmo eu, que muito amo a você, poderia ver o que veem e sentir o que eles sentem, porque, distanciado de certo modo das realidades da Terra, não vejo agora senão as suas necessidades sentimentais, respeitáveis e justas, enquanto que eles observarão o conjunto de seu caso com uma clareza e uma precisão tais que hoje me escapam aos olhos.

11 De qualquer modo, desejo apenas declarar-lhe que nós todos seguimos o pêndulo de seu coração com muita confiança e carinho. Que Jesus conceda a você todas as alegrias que a sua expectativa merece. O homem marchará sempre para a luta em qualquer linha de vida nobre para a qual se dirija. Assim mais vale confiar no Senhor e procurar-lhe os desígnios, onde estivermos. Esperemos que as bênçãos dele nos ajudem e felicitem.

12 Meu caro Rômulo, o surto gripal prossegue avançado.

Use, durante 8 dias, os seguintes elementos: Kali B., Hepar S., Gelseminum e Ipecacuanha - 5ª Esses remédios são do conselho do nosso amigo de sempre.

Desejando a vocês um 1950 cheio de paz e trabalho útil, de alegria e coragem, de saúde e harmonia, abraça-os com muito carinho o papai muito amigo de sempre,


A. .Joviano


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir