Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Chico Xavier, coração missionário — Autores diversos


21


Louvor aos pregadores

1 Quando o Senhor junto aos companheiros, conclamou: Ide e Pregai ( † ) formou a primeira comissão de pregadores de seus ensinamentos.

2 E esse grupo de homens e mulheres desdobrou-se no tempo e, até hoje, nestes dois mil anos, desbravam a terra dos corações sequiosos de entendimento e de luz.

3 Esses pregadores venceram três séculos de perseguições sistemáticas em bases de crueldade. 4 Toleraram o martírio, 5 venceram dificuldades e crises, 6 enxugaram as próprias lágrimas e superaram lutas atrozes, 7 venceram a incompreensão de governantes ingratos, 8 transpuseram desertos e se elevaram a planaltos de quase inacessível acesso, 9 hastearam a bandeira da verdade e da paz em solos ásperos, 10 caminharam com a dor e com o sacrifício, através de mares e tempestades, 11 vararam rios supostos intransponíveis, 12 suportaram algozes, 13 perdoaram desacatos, 14 choraram sozinhos em meio de afrontas e desagravos, 15 esqueceram padecimentos inacreditáveis, 16 esqueceram ataques furiosos de forças sinistras, inclusive as forças magnetizadas pelo mal, 17 esqueceram as próprias doenças e sofrimentos, 18 sofreram agoniados dissabores, no entanto carregando no íntimo o calor da própria fé, esqueceram ofensas, 19 penetraram nas instituições e nos lares disseminando sem descaminhos as meadas da própria vida, mas quase sempre incompreendidos e crivados de problemas e desgostos, mas, chegaram ao topo deste século, com a vitória da confiança no Senhor, honrando-lhe a lealdade e o destemor, habilitado para maiores construções espirituais, que lhes devem a própria existência.

20 Estes pregadores, anunciantes do Reino de Deus recebem os troféus que lhes exigem quase sempre a própria vida.

21 A eles devemos a dedicação ao ministério da palavra que continua inabalada e sublime, à frente do futuro.

22 Homens amigos, louvemos o irmão e a irmã que se consagram a trabalhos que nos guiam, em seu amor, e que nos conduz e reconduz, à esperança e à fortaleza que nos transmitem, para a convivência com Jesus.


.Maria Dolores



Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, na noite de 20.02.1999, em reunião pública do Grupo Espírita da Prece em Uberaba - MG.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir