Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Amanhece — Autores diversos


10

Aspectos da caridade

Os diversos aspectos da caridade constituíram o assunto de nossas conversações antes da reunião. O tema sugeria ao nosso grupo de amigos variadas considerações. Iniciadas as tarefas públicas da noite, O Evangelho Segundo o Espiritismo nos deu para estudo o item 11 do seu capítulo XIII e o assunto continuou a ser debatido.

Ao término da reunião, Emmanuel escreveu a página Caridade Difícil.


CARIDADE DIFÍCIL

1 Caridade habitualmente incompreendida e sempre difícil de ser praticada — o amparo em regime de repetição.

2 Ergue-se a casa, elemento a elemento. Realiza-se a viagem passo a passo. Entretanto, frequentemente exigimos a recuperação de criatura determinada, de momento para outro, qual se as realizações da vida interior fossem estranhas às funções do tempo.

3 Se te encontras num problema assim, de cuja solução esperas segurança e paz, não te aflijas pela obtenção do fruto nos esforços a que te empenhas, nem esmoreças ante as situações que te solicitam tolerância e paciência.

4 O companheiro que se te afigura incorrigível pelos desgostos que te impõe é um enfermo da alma a pedir-te doses reiteradas de compreensão e socorro, de modo a refazer-se.

5 E a pessoa querida que te pareça ingrata pelos golpes com que te alanceia o coração, é doente da alma a solicitar-te medicamentos renovados de ternura e entendimento, a fim de restaurar-se.

6 Quase sempre, antes da corporificação em novo berço terrestre, rogamos à Divina Providência para que se nos confie a laboriosa tarefa da assistência espiritual, em benefício de alguém que só o tratamento longo na reencarnação consegue melhorar ou recuperar.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir