Bíblia do Caminho Testamento Kardequiano

O que é o Espiritismo.

(Segunda versão.) n
(Édition Française)

Preâmbulo.

As pessoas que têm do Espiritismo apenas um conhecimento superficial, são levadas naturalmente a fazer certas perguntas que um estudo completo dar-lhes-ia sem dúvida a solução; mas o tempo, e muitas vezes a vontade lhes falta para entregarem-se às observações seguidas. Querer-se-ia, antes de empreender esta tarefa, saber pelo menos de que se trata, e se vale a pena disso se ocupar. Por conseguinte, pareceu-nos útil apresentar num quadro restrito, a resposta a algumas das questões fundamentais que diariamente nos são dirigidas; será, para o leitor, uma primeira iniciação, e, para nós, tempo ganho pela dispensa de repetir constantemente a mesma coisa. [Vide: VARIEDADES na Revista de julho de 1859.] A forma de entrevista pareceu-nos mais conveniente, porque não tem a aridez da forma meramente dogmática.

Terminamos esta introdução por um resumo que permitirá apreender, por uma leitura rápida, o conjunto dos princípios fundamentais da ciência. Aqueles que, após esta breve apresentação, acreditarem que tal coisa é digna da sua atenção, poderão aprofundarem-se no conhecimento da causa. As objeções nascem geralmente de ideias falsas que se faz, a priori, sobre o que não se conhece; retificar estas ideias, é ir à dianteira das objeções: tal é o objetivo que propusemo-nos publicando este pequeno escrito.

Para responder, agora, à pergunta formulada em nosso título [O que é o Espiritismo?], diremos que: O Espiritismo é a doutrina fundada sobre a existência dos Espíritos, ou seres incorpóreos do mundo invisível, e sua relação com o mundo corporal. Pode-se ainda dizer que: O Espiritismo é a ciência de tudo o que se relaciona com o conhecimento dos Espíritos ou do mundo invisível.



[1] Nesta segunda versão deste livro, publicado em 1860, o autor apresenta O que é o Espiritismo sob um novo ponto de vista.


.

Abrir