Bíblia do Caminho Testamento Kardequiano

O que é o Espiritismo.

(Segunda versão.) n
(Édition Française)

Capítulo II.


RESUMO DA DOUTRINA ESPÍRITA.

(Sumário)


OS MUNDOS.


25. — Os Espíritos nos ensinam, e a razão nos diz, que a Terra não é o único mundo habitado. Os incontáveis orbes que circulam no universo são povoados de seres organizados para o ambiente no qual devem viver.


26. — Os diferentes mundos não estão no mesmo grau com relação ao desenvolvimento intelectual e moral dos seus habitantes. Assim, eles são povoados por seres mais ou menos bons ou maus, mais ou menos avançados ou atrasados, de acordo com o progresso que hajam realizado.


27. — O estado físico dos habitantes de cada Esfera está relacionado com o grau do seu adiantamento moral. Quanto mais elevados sejam os Espíritos que as habitam, tanto menos estão sujeitos à matéria, às vicissitudes e às necessidades físicas. Quanto mais avançados são os mundos, mais intelectual é sua existência; quanto mais atrasados, mais material ela é.


28. — Nos mundos superiores, não se conhece senão o bem: o mal está excluído. Aí não se encontram nem o egoísmo, nem o orgulho, nem a falsidade, nem o ciúme, nem as loucas ambições, nem quaisquer das paixões brutais que degradam o homem.


29. — Na hierarquia dos mundos a Terra não se encontra nem no primeiro nem no último lugar; mas está mais perto do último que do primeiro. O estado moral da sociedade seria a prova, ainda mesmo que os Espíritos não houvessem dito. Assim, há mundos cujos habitantes são em geral ainda mais dominados pelas paixões animais do que na Terra; outros que lhe são idênticos; outros enfim que lhe são superiores moral e fisicamente.



[1] Nesta segunda versão deste livro, publicado em 1860, o autor apresenta O que é o Espiritismo sob um novo ponto de vista.


.

Abrir