Bíblia do Caminho Testamento Kardequiano

Obras póstumas — 2ª Parte

(Édition Française)

Capítulo 29


PUBLICAÇÕES ESPÍRITAS


16 de agosto de 1867 — (Sociedade de Paris; médium: Sr. M…. em estado sonambúlico)

NOTA — O Sr. L… acabava de anunciar que se propunha a fazer obras espíritas para vende-las a preços fabulosamente reduzidos. Foi a esse respeito que o Sr. Morin disse o que segue, em sono sonambúlico:


“Os espíritas já são hoje numerosos, mas muitos ainda não compreendem o alcance eminentemente moralizador e emancipador do Espiritismo. O núcleo que sempre seguiu a boa estrada continua a sua marcha lenta, mas segura; afasta-se de todos os propósitos preconcebidos e pouco se ocupa com os que vão ficando pelo caminho.

“Infelizmente, mesmo entre os que formam esse núcleo fiel, há os que tudo acham magnífico, assim da parte dos outros, como da deles próprios e, facilmente, benevolamente, se deixam levar pelas aparências e vão tolamente prender-se no visco de seus inimigos, de uma personalidade que diz despojar-se, dar seu sangue, seus bens, sua inteligência pelo triunfo completo da ideia. Pois bem! relede a comunicação (comunicação que L… acabava de escrever) e vereis que, da parte de certos indivíduos, tais sacrifícios não podem ser feitos sem segundas intenções.

“Importa desconfiar das dedicações e das generosidades de ostentação, como da veracidade de pessoas que dizem não mentir nunca.

“Pretender dar uma coisa a preços impossíveis, sem prejuízo, é ocultar especulação. Fazer ainda mais: dar de graça a título de excesso de zelo, a título de brinde, todos os elementos de uma doutrina sublime é o cúmulo da hipocrisia. Espíritas, tomai cuidado!”


.

Abrir