Bíblia do Caminho Testamento Kardequiano

A Gênese.

(Édition Française)

AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO.

Capítulo XVII.


PREDIÇÕES DO EVANGELHO.

     Ninguém é profeta em sua terra. (1, 2.) — Morte e paixão de Jesus. (3-9.) — Perseguição aos apóstolos. (10-13.) — Cidades impenitentes. (14.) — Ruína do Templo e de Jerusalém. (15-21.) — Maldição aos fariseus. (22, 23.) — Minhas palavras não passarão. (24-26.) — A pedra angular. (27, 28.) — Parábola dos vinhateiros homicidas. (29, 30.) — Um só rebanho e um só pastor. (31, 32.) — Advento de Elias. (33, 34.) — Anúncio do Consolador. (35-42.) — Segundo advento do Cristo. (43-46.) — Sinais precursores. (47-58.) — Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. (59-61.) — Juízo final. (62-67.)


MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO.

24. — Então, aproximando-se dele, seus discípulos lhe disseram: Sabes que, ouvindo o que acabaste de dizer, os fariseus se escandalizaram? Ele respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixa-os; são cegos a conduzir cegos; se um cego guia outro cego, cairão ambos no barranco. (São Mateus, capítulo XV, vv. 12 a 14.)


25. — O céu e a Terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. (São Mateus, capítulo XXIV, v. 35.)


26. — As palavras de Jesus não passarão, porque serão verdadeiras em todos os tempos; será eterno o seu código de moral, porque consagra as condições do bem que conduz o homem ao seu destino eterno. 2 Mas, terão as suas palavras chegado até nós puras de toda ganga e de falsas interpretações? 3 Apreenderam-lhes o espírito todas as seitas cristãs? 4 Nenhuma as terá desviado do verdadeiro sentido, em consequência dos preconceitos e da ignorância das leis da Natureza? 5 Nenhuma as transformou em instrumento de dominação, para servir às suas ambições e aos seus interesses materiais, em degrau, não para se elevar ao céu, mas para elevar-se na Terra? 6 Terão todas adotado como regra de proceder a prática das virtudes, prática da qual fez Jesus condição expressa de salvação? 7 Estarão todas isentas das apóstrofes que ele dirigiu aos fariseus de seu tempo? 8 Todas, finalmente, serão, assim em teoria, como na prática, expressão pura da sua doutrina?

9 Sendo uma só, e única, a verdade não pode achar-se contida em afirmações contrárias e Jesus não pretendeu imprimir duplo sentido às suas palavras. 10 Se, pois, as diferentes seitas se contradizem; se umas consideram verdadeiro o que outras condenam como heresias, impossível é que todas estejam com a verdade. 11 Se todas houvessem apreendido o sentido verdadeiro do ensino evangélico, todas se teriam encontrado no mesmo terreno e não existiriam seitas.

12 O que não passará é o verdadeiro sentido das palavras de Jesus; 13 o que passará é o que os homens construíram sobre o sentido falso que deram a essas mesmas palavras.

14 Tendo por missão transmitir aos homens o pensamento de Deus, somente a sua doutrina, em toda a pureza, pode exprimir esse pensamento; por isso foi que ele disse:  ( † ) Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.


.

Abrir