Antigo Testamento | Zacarias - Capítulo 14

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Zacarias  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 14

(Versículos e sumário)

14 Eis-aí estão a vir os dias do Senhor, e os teus despojos serão divididos no meio de ti.

2 E ajuntarei todas as gentes para darem batalha contra Jerusalém, e a cidade será tomada, e as casas ficarão destruídas, e as mulheres violadas; e a metade da cidade sairá para o cativeiro, e o resto do povo não será lançado fora da cidade.

3 Depois sairá o Senhor, e pelejará contra aquelas gentes, como ele pelejou no dia do combate.

4 E naquele dia estarão os seus pés sob o monte Olivete, que está defronte de Jerusalém para o Oriente; e o monte Olivete dividir-se-á em dois pelo meio da banda do Oriente, e da banda do Ocidente, deixando uma muito grande abertura, e uma metade do monte se separará para o Setentrião, e a outra metade dele para o Meio-dia.

5 E vós fugireis para o vale daqueles montes, porque o vale daqueles montes estará contíguo ao monte vizinho; e vós fugireis assim como fugistes por medo do terremoto nos dias de Ozias, rei de Judá. E virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.

6 E acontecerá isto naquele dia: Não haverá luz, mas sim frio e gelo.

7 E haverá um dia conhecido do Senhor que não será nem dia, nem noite; e na tarde desse dia aparecerá a luz.

8 E acontecerá isto naquele dia: Sairão de Jerusalém umas águas vivas; a metade das quais correrá para o mar do oriente, e a outra metade delas para o mar do ocidente; elas correrão pelo estio e pelo inverno.

9 E o Senhor será o rei de toda a terra. Naquele dia um só será o Senhor, e um só será o seu nome.

10 E tornará toda a terra até ao deserto, desde o outeiro Remmon até ao Meio-dia de Jerusalém; e será exaltada, e habitará no seu sítio desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, e até à porta dos ângulos; e desde a torre de Hananeel até os lugares do rei.

11 E habitarão nela, e não tornará mais a ser ferida de anátema; mas descansará Jerusalém segura.

12 E esta será a praga com que o Senhor ferirá todas as gentes, que combateram contra Jerusalém; apodrecerá a carne de cada um andando sobre os seus pés, e apodrecer-lhe-ão os seus olhos dentro das suas covas, e apodrecer-lhe-á a sua língua dentro da sua boca.

13 Naquele dia haverá grande tumulto entre eles, excitado pelo Senhor, e cada um pegará na mão do seu próximo, e apertará a sua mão a mão do seu próximo.

14 Mas também Judá pelejará contra Jerusalém; ajuntar-se-ão as riquezas de todas as gentes dos arredores, o ouro, e a prata, e toda a casta de vestidos em grande número.

15 E a ruína dos cavalos, e dos mus e dos camelos, e dos asnos, e de todas as alimárias que se acharem naqueles arraiais, será tal como esta mesma ruína.

16 E todos os que restarem de todas as gentes que vieram contra Jerusalém, virão a ela de ano a ano, a adorarem o rei, o Senhor dos exércitos, e a celebrarem a festa dos tabernáculos.

17 E acontecerá isto: Se algum sendo das famílias da terra não for a Jerusalém a adorar o rei, o Senhor dos exércitos, não cairá sobre eles a chuva do céu.

18 Se ainda porém alguma família do Egito não subir, nem vier; não cairá sobre eles a chuva, mas virá uma ruína, com que o Senhor ferirá a todas as gentes, que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.

19 Este será o pecado do Egito, e este o pecado de todas as gentes, que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.

20 Naquele dia, o que está sobre os freios dos cavalos, será consagrado ao Senhor; e os caldeirões na casa do Senhor serão como os copos diante do altar.

21 E todos os caldeirões que houver em Jerusalém, e em Judá, serão consagrados ao Senhor dos exércitos; e virão todos os sacrificadores, e tomarão quaisquer deles e neles cozerão; e naquele dia não tornará mais a haver mercador na casa do Senhor dos exércitos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir