Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Salmos — Livro I  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 19

(Versículos e sumário)

19 (Para o fim. n Salmo de David.) Os céus publicam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

2 Um dia diz uma palavra a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

3 Não há linguagem, nem fala, por quem não sejam entendidas as suas vozes.

4 Sua melodia se estendeu por toda a terra, e as suas palavras até às extremidades do mundo.

5 No sol pôs o seu tabernáculo; e ele, como esposo que sai do seu tálamo, deu saltos como gigante para correr o caminho.

6 A sua saída é desde uma extremidade do céu, e corre até à outra extremidade dele; e não há quem se esconda do seu calor.

7 A lei do Senhor que é imaculada, converte as almas; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos pequeninos.

8 As justiças do Senhor são retas, que alegram os corações; o preceito do Senhor é claro, que esclarece os olhos.

9 O tempo do Senhor é santo, que permanece por séculos de séculos; os juízos do Senhor são verdadeiros, cheios de justiça em si mesmos.

10 Eles são mais para desejar do que o muito ouro e as muitas pedras preciosas; e são mais doces do que o mel e o favo.

11 Pelo que o teu servo os guarda; e em os guardar há grande recompensa.

12 Quem é que conhece os seus delitos? Purifica-me dos que me são ocultos;

13 e perdoa ao teu servo os alheios. Se eles se não senhorearem de mim, então serei eu imaculado e serei purificado do delito máximo.

14 Então as palavras da minha boca te serão agradáveis; e a meditação do meu coração será sempre na tua presença, Senhor, favorecedor meu, e redentor meu.



[1] Este salmo na Bíblia do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, tanto em latim como em português, possui 15 versículos; todavia, para se conformar com a numeração de versões atuais da Bíblia a introdução que ocupava todo o 1º versículo foi colocada entre parênteses.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt (Nota importante sobre a enumeração dos salmos)


.

Abrir