O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Final

Juízes

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 21

(Versículos e sumário)

21 Juraram também os filhos de Israel em Masfa, e disseram: Nenhum de nós dará sua filha por mulher aos filhos de Benjamim.

2 E vieram todos a casa de Deus em Silo, e assentados na sua presença até à tarde, levantaram a voz, e começaram a chorar com grande pranto, dizendo:

3 Senhor Deus de Israel, por que aconteceu ao teu povo esta desgraça, o ser hoje cortada de nós uma das tribos?

4 E ao outro dia, tendo-se levantado de madrugada, erigiram um altar; e ofereceram nele holocaustos, e hóstias pacíficas, e disseram:

5 Quem dentre todas as tribos de Israel não marchou com o exército do Senhor? Porque, estando em Masfa, se tinham obrigado com um grande juramento a matar aos que não se achassem.

6 E os filhos de Israel tocados de pesar pelo que tinha acontecido a seu irmão Benjamim, começaram a dizer: Foi cortada de Israel uma tribo,

7 De onde hão de tomar mulheres? porque nós juramos todos à uma, que lhes não daríamos nossas filhas.

8 Por isso disseram: Quem é de todas as tribos de Israel, que não veio ao Senhor a Masfa? E eis que se achou que os habitantes de Jabés-Galaad não tinham estado naquele exército.

9 (E ainda no tempo em que estiveram em Silo não se achou ali nenhum deles).

10 Mandaram pois dez mil homens fortíssimos, e ordenaram-lhes: Ide, e passai ao fio da espada os habitantes de Jabés-Galaad, tanto a suas mulheres como a meninos.

11 E eis aqui o que deveis observar: Matai todos os varões, e todas as mulheres casadas, mas deixai com vida as donzelas.

12 E acharam-se em Jabés-Galaad quatrocentas donzelas, que não tinham conhecido varão, e as trouxeram ao campo de Silo, à terra de Canaã.

13 E mandaram mensageiros aos filhos de Benjamim, que estavam no rochedo de Remmon, e lhes ordenaram que os recebessem em paz.

14 E vieram para eles os filhos de Benjamim, e se lhes deram por mulheres as donzelas de Jabés-Galaad; e não acharam outras, que lhes dessem da mesma maneira.

15 E todo o Israel teve grande pena, e arrependimento pela destruição duma das tribos de Israel.

16 E os mais velhos disseram: Que faremos dos outros, que não receberam mulheres? todas as mulheres da tribo de Benjamim pereceram.

17 E nós devemos prover com grande cuidado, e com forte desvelo, que não pereça uma das tribos de Israel.

18 Porquanto nós não podemos dar-lhes nossas filhas, estando ligados com o juramento, e com as imprecações que fizemos, dizendo: Maldito o que der sua filha por mulher aos filhos de Benjamim.

19 Tomaram pois a resolução, e disseram: Eis-aí se avizinha a solenidade anual do Senhor em Silo, que está situada ao Setentrião da cidade de Bethel, e ao Oriente do caminho, que vai de Bethel a Siquém, e ao Meio-dia da cidade de Lebona.

20 E ordenaram aos filhos de Benjamim e disseram: Ide, e escondei-vos nas vinhas.

21 E quando virdes que as moças de Silo saem, segundo o costume, a formar as suas danças, saí de repente das vinhas, e cada um roube a sua para mulher, e parti para a terra de Benjamim.

22 E quando vierem seus pais, e irmãos, e começarem a queixar-se, e a gritar contra vós, nós lhes diremos: Tende compaixão deles; pois não as roubaram por direito de guerra, nem como vencedores, mas suplicando-vos que lhas désseis, vós lhas negastes, e assim a culpa veio da vossa parte.

23 E os filhos de Benjamim fizeram como se lhes havia mandado; e roubaram para suas mulheres das donzelas que dançavam tantas, quantos eles eram; e retiraram-se para suas casas, edificando suas cidades, e habitando nelas.

24 Os filhos de Israel voltaram para as suas tendas pelas suas tribos e famílias.

25 Naquele tempo não havia rei em Israel; mas cada um fazia o que lhe parecia justo.



Nos originais do padre Figueiredo, tanto em português como em latim, este capítulo termina no v. 24, este versículo foi dividido para se conformar com as atuais versões da Bíblia.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir