Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Josué    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 24

(Versículos e sumário)

24 E Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém, e chamou aos anciãos, e aos príncipes, e aos juízes, e aos magistrados; e eles se apresentaram diante do Senhor;

2 E Josué falou assim ao povo: eis aqui o que diz o Senhor Deus de Israel: Vossos pais, Thare pai de Abraão, e de Nacor, desde o princípio habitaram na banda d’além do rio; e serviram a deuses estranhos.

3 Mas eu tirei a Abraão vosso pai dos confins da Mesopotâmia; e o trouxe à terra de Canaã; e multipliquei a sua descendência,

4 E dei-lhe Isaac; e a este dei Jacob e Esaú. E a Esaú, um destes, dei em possessão o monte de Seir; Jacob porém e seus filhos desceram ao Egito.

5 Depois mandei Moisés a Arão, e castiguei o Egito com muitos milagres e portentos.

6 E vos fiz sair a vós e a vossos pais do Egito, e viestes ao mar; e os egípcios perseguiram a vossos pais com carroças e cavalaria até o mar Vermelho.

7 Os filhos de Israel porém clamaram ao Senhor; o qual pôs trevas entre vós e os egípcios, e fez vir o mar sobre eles, e os cobriu. Vossos olhos viram todas as coisas que eu fiz no Egito, e vós habitastes no deserto muito tempo;

8 E eu vos introduzi na terra do Amorreu, que habitava na banda de além do Jordão. E quando pelejavam contra vós, eu os entreguei nas vossas mãos, e vós vos apoderastes do seu país, e os passastes ao fio da espada.

9 E levantou-se Balac filho de Sefor rei de Moab, e pelejou contra Israel. E mandou chamar a Balaão filho de Beor, para que vos amaldiçoasse;

10 E eu o não quis ouvir, antes pelo contrário vos abençoei pela sua boca, e vos livrei de suas mãos.

11 E passastes o Jordão, e chegastes a Jericó. E pelejaram contra vós os homens dessa cidade, os Amorreus, e os Ferezeus, e os Cananeus, e os Hetheus, e os Gergeseus, e os Heveus, e os Jebuseus; e eu os entreguei nas vossas mãos.

12 E mandei diante de vós vespas; e lancei fora do seu país aos dois reis dos Amorreus, não com a tua espada nem com o teu arco.

13 E vos dei uma terra, que não lavrastes; e umas cidades que não edificastes para habitardes nelas; vinhas e olivais, que não plantastes.

14 Agora pois temei ao Senhor, e servi-o com um coração perfeito e mui sincero; e tirai os deuses, a que vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito, e servi ao Senhor.

15 Porém se vos achais mal com servir ao Senhor, na vossa mão está a escolha; escolhei hoje o que mais vos agradar, e a quem principalmente deveis servir, se aos deuses a quem serviram vossos pais na Mesopotâmia, ou aos deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais; porque eu e minha casa havemos de servir ao Senhor.

16 E o povo respondeu, e disse: Longe de nós que abandonemos o Senhor, e sirvamos a deuses estranhos.

17 O Senhor nosso Deus ele mesmo nos tirou a nós, e a nossos pais da terra do Egito, da casa da servidão; e fez à nossa vista grandes prodígios, e nos guardou por todo o caminho, por onde andamos, e por entre todos os povos, por onde passamos.

18 E expulsou todas estas nações, ao Amorreu habitador da terra, em que nós entramos. Nós pois serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus.

19 E Josué disse ao povo: Vós não podereis servir ao Senhor; porque ele é um Deus santo, e zelador forte, e não perdoará as vossas maldades e pecados.

20 Se vós largardes o Senhor, e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos afligirá, e destruirá depois dos bens que vos tem feito.

21 E disse o povo a Josué: Não será assim, como tu dizes, mas nós serviremos ao Senhor.

22 E Josué respondeu ao povo: Vós sois testemunhas de que vós mesmos escolhestes o Senhor para o servir. E responderam: Nós somos testemunhas.

23 Agora pois, disse Josué, tirai do meio de vós os deuses estranhos, e inclinai os vossos corações para o Senhor Deus de Israel.

24 E o povo disse a Josué: Nós serviremos ao Senhor nosso Deus, e seremos obedientes aos seus preceitos.

25 Fez portanto Josué o concerto naquele dia, e propôs ao povo os preceitos e ordenações em Siquém.

26 Escreveu também todas estas coisas no livro da lei do Senhor; e tomou uma pedra muito grande, e a pôs debaixo de um carvalho, que estava no santuário do Senhor;

27 E disse para todo o povo: Esta pedra que vedes, servir-vos-á de testemunho, de que ela ouviu todas as palavras que o Senhor vos disse; para que depois o não possais negar, nem mentir ao Senhor vosso Deus.

28 E despediu o povo, para que fosse cada um para as suas terras.

29 Depois disto morreu Josué filho de Nun servo do Senhor, de cento e dez anos.

30 E o sepultaram nos confins da sua herdade em Thamnathsare, que está situada sobre o monte de Efraim, para a banda setentrional do monte Gaas.

31 E serviu Israel ao Senhor todo o tempo da vida de Josué e dos ancião que viveram muito tempo depois dele, e que sabiam todas as obras que o Senhor tinha feito em Israel.

32 E também os ossos de Josué, que os filhos de Israel tinham trazido do Egito, os sepultaram em Siquém, naquele lugar do campo, que Jacob comprara aos filhos de Hebron pai de Siquém, por cem cordeiros, e ficou em possessão aos filhos de José.

33 Morreu também Eleazar filho de Arão; e o sepultaram em Gabaat, que pertencia a Fineias seu filho, que lhe foi dada no monte Efraim.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir