Antigo Testamento | Josué - Capítulo 14

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Josué    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 14

(Versículos e sumário)

14 Isto é o que os filhos de Israel possuíram na terra de Canaã, que lhes deram o sacerdote Eleazar, e Josué filho de Nun, e os príncipes das famílias de cada tribo de Israel:

2 Repartindo tudo por sorte, como o Senhor o tinha mandado por Moisés, entre as nove tribos, e meia tribo.

3 Porque às outras duas tribos e meia, tinha Moisés dado a sua possessão na outra banda do Jordão; não se contando os levitas, que não receberam porção alguma de terra entre seus irmãos;

4 Mas em seu lugar sucederam Manassés e Efraim, filhos de José, divididos em duas tribos; nem os levitas receberam outra parte na terra, senão as cidades para habitarem, e os arrabaldes delas para sustentarem os seus animais.

5 Fizeram os filhos de Israel assim como o Senhor tinha mandado a Moisés, e repartiram a terra.

6 Chegaram pois os filhos de Judá a Josué em Galgala, e Caleb filho de Jephone Cenezeu lhe disse: Tu sabes o que o Senhor disse de mim e de ti a Moisés, homem de Deus, em Cadesbarne.

7 Eu tinha quarenta anos quando Moisés servo do Senhor me mandou a Cadesbarne, para eu reconhecer a terra, e eu lhe referi o que me parecia verdade.

8 Porém meus irmãos, que tinham ido comigo, fizeram descoroçoar o povo; e eu ainda assim não deixei de seguir o Senhor meu Deus.

9 E naquele dia me jurou Moisés, dizendo: A terra, em que tu puseste os pés, será a tua possessão, e a de teus filhos para sempre; porque seguiste o Senhor meu Deus.

10 O Senhor pois me conservou a vida até o presente dia, como prometeu. Quarenta e cinco anos há que o Senhor disse esta palavra a Moisés, quando Israel andava pelo deserto; hoje tenho oitenta e cinco anos,

11 E acho-me tão robusto, como ao tempo que fui enviado a reconhecer a terra; o mesmo vigor, que eu tinha então, me dura até hoje, tanto para pelejar como para andar.

12 Dá-me pois este monte, que o Senhor me prometeu, ouvindo-o tu mesmo, no qual estão os Enacins, e há cidades grandes e fortes; porventura será o Senhor comigo, e eu poderei extingui-los, como ele me prometeu.

13 Abençoou-o pois Josué; e deu-lhe a Hebron em herança;

14 E desde então pertenceu Hebron a Caleb, filho de Jephone Cenezeu até o dia presente, por ter seguido ao Senhor Deus de Israel.

15 Hebron chamava-se antes por nome Cariath-Arbe; ali está enterrado Adão, que foi o maior entre os Enacins; e descansou a terra de guerras.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir