Antigo Testamento | Josué - Capítulo 4

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Josué    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4

(Versículos e sumário)

4 Depois que eles passaram, disse o Senhor a Josué:

2 Escolhe doze homens, um de cada tribo;

3 E manda-lhes que tomem do meio da madre do Jordão, onde os pés dos sacerdotes estiveram parados, doze pedras duríssimas, as quais vós poreis no lugar do acampamento, em que esta noite haveis de plantar as tendas.

4 Chamou pois Josué os doze homens, que tinha escolhido dentre os filhos de Israel, um de cada tribo,

5 E disse-lhes: Ide diante da arca do Senhor vosso Deus ao meio do Jordão, trazei de lá cada um sua pedra sobre vossos ombros, segundo o número dos filhos de Israel,

6 Para que seja sinal entre vós; e quando amanhã vos perguntarem vossos filhos, dizendo: Que significam estas pedras?

7 Vós lhes respondereis: As águas do Jordão desapareceram diante da arca do concerto do Senhor, quando passava por ele; e por isso se puseram estas pedras para servirem aos filhos de Israel d’um eterno monumento.

8 Fizeram pois os filhos de Israel como Josué lhes tinha ordenado, levando do meio do leito do Jordão doze pedras, segundo o número dos filhos de Israel, como o Senhor tinha mandado a Josué, até o lugar onde se acamparam, e ali as puseram.

9 Pôs também Josué outras doze pedras no meio do leito do Jordão, onde pararam os sacerdotes, que levavam a arca do concerto; e ali se conservam até ao dia de hoje.

10 Os sacerdotes porém que levavam a arca, estavam parados no meio do Jordão, até se cumprir tudo o que o Senhor tinha mandado a Josué que dissesse ao povo, e que Moisés lhe tinha dito. E o povo se apressou, e passou.

11 E logo que passaram todos, passou também a arca do Senhor, e os sacerdotes iam diante do povo.

12 E os filhos de Ruben, e de Gad, e a meia tribo de Manassés, iam também armados diante dos filhos de Israel, conforme lhes tinha ordenado Moisés.

13 E quarenta mil combatentes marchavam debaixo das suas bandeiras, e em diversos corpos, pelas planícies e campinas da cidade de Jericó.

14 Neste dia engrandeceu o Senhor a Josué diante de todo o Israel, para eles o reverenciarem, como tinham reverenciado a Moisés, quando ainda vivia.

15 E lhe disse:

16 Manda aos sacerdotes, que levam a arca do concerto, que saiam do Jordão.

17 Ele lho mandou, dizendo: Saí do Jordão.

18 E tendo saído levando a arca do concerto do Senhor, logo que começaram a pisar a terra seca, tornaram as águas à sua madre, e correram como costumavam antes.

19 O povo porém saiu do Jordão, no dia dez do primeiro mês, e se acamparam em Galgala pela banda oriental da cidade de Jericó.

20 Colocou também Josué em Galgala as doze pedras, que tinham tomado do fundo do Jordão,

21 E disse aos filhos de Israel: Quando vossos filhos amanhã perguntarem a seus pais, e lhes disserem: Que querem dizer estas pedras?

22 Vós os ensinareis, e lhes direis: Israel passou a pé enxuto este Jordão,

23 Tendo o Senhor vosso Deus secado as suas águas à vossa vista, até que passásseis;

24 Assim como ele o tinha feito antes no mar Vermelho, ao qual secou até que passássemos;

25 Para que todos os povos da terra conheçam, que a mão do Senhor é poderosíssima; e vós também em todo o tempo temais o Senhor vosso Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir