Antigo Testamento | Josué - Capítulo 3

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Josué    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

3 Josué pois, levantando-se de noite, desacampou o exército; e saindo de Setim ele, e todos os filhos de Israel, chegaram ao Jordão, e aí se detiveram três dias.

2 Passados estes, atravessaram os pregoeiros pelo meio do arraial,

3 E começaram a dizer em alta voz: Logo que vós virdes a arca do concerto do Senhor vosso Deus, e os sacerdotes da linhagem de Levi levando-a, levantai-vos vós também, e ide em seguimento dos que forem diante;

4 E haja entre vós e a arca o espaço de dois mil côvados; a fim de a poderdes ver de longe, e conhecer o caminho por onde deveis ir; porque nunca antes por ele andastes; e vede, não vos chegueis perto da arca.

5 E Josué disse ao povo: Santificai-vos; porque amanhã fará o Senhor maravilhas entre vós.

6 E disse aos sacerdotes: Tomai a arca do concerto, e caminhai diante do povo. E eles executando a sua ordem tomaram a arca, e caminharam diante deles.

7 E disse o Senhor a Josué: Hoje começarei eu a exaltar-te diante de todo o Israel; para que eles saibam que eu sou contigo, bem como fui com Moisés.

8 Manda pois aos sacerdotes, que levam a arca do concerto, e dize-lhes: Tanto que tiverdes entrado em parte da água do Jordão, parai aí.

9 E Josué disse aos filhos de Israel: Chegai-vos cá, e ouvi a palavra do Senhor vosso Deus.

10 E acrescentou: Nisto conhecereis vós que o Senhor, o Deus vivo, está no meio de vós, e que ele destruirá a vossos olhos os Cananeus e os Hetheus, os Heveus e os Ferezeus, os Gergeseus e os Jebuseus e os Amorreus.

11 Eis-aí que a arca do concerto do Senhor de toda a terra irá diante de vós atravessando o Jordão.

12 Tende prontos doze homens das tribos de Israel, cada um de sua tribo.

13 E logo que os sacerdotes, que levam a arca do Senhor Deus de toda a terra, tiverem metido as plantas de seus pés nas águas do Jordão, as águas debaixo seguirão a sua corrente e minguarão; e as que vêm de cima, pararão feitas num corpo.

14 Saiu pois o povo das suas tendas, para passar o Jordão; e os sacerdotes, que levavam a arca do concerto, caminhavam diante dele.

15 E tanto que estes entraram no Jordão, e a água lhes começou a molhar os pés (porque o Jordão como em tempo da ceifa inundava as margens do seu leito)

16 As águas que vinham de cima, pararam num lugar e levantando-se à maneira dum monte se descobriam assim de longe desde a cidade, que se chama Adom até o lugar de Sarthan; as debaixo porém continuaram a correr para o mar do deserto, (que agora se chama o mar Morto) até que faltaram de todo.

17 E o povo caminhava em direitura a Jericó; e os sacerdotes, que levavam a arca do concerto do Senhor, se conservavam quedos e prestes sobre a terra seca no meio do Jordão, e todo o povo passava através do rio a pé enxuto.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir