Antigo Testamento | Josué - Capítulo 1

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Josué    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Foi assim, que depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué filho de Nun, ministro de Moisés, e lhe disse:

2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, e passa esse Jordão tu, e todo o povo contigo, para entrar na terra, que eu darei aos filhos de Israel.

3 Todo o lugar, que pisarem as plantas de vossos pés, eu vo-lo entregarei, como disse a Moisés.

4 Os vossos limites serão desde o deserto e desde o Líbano até o grande rio Eufrates, todo o país dos Hetheus até o mar grande para o poente.

5 Nenhum vos poderá resistir todo o tempo que viveres; como eu fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem desampararei.

6 Tem ânimo, e sê robusto; porque tu hás de repartir por sorte a este povo a terra, que prometi com juramento a seus pais, que lhes havia de entregar.

7 Tem ânimo pois, e reveste-te de grande valor, para observares, e cumprires toda a lei, que Moisés meu servo te deixou prescrita. Não te arredes dela nem para a direita nem para a esquerda, a fim de entenderes tudo o que fazes.

8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; mas meditarás nele de dia e de noite, para observares e cumprires tudo o que nele está escrito. Então levarás o teu caminho direito, e te conduzirás por ele com inteligência.

9 Olha que eu to mando, tem ânimo, e sê robusto. Não temas, nem hajas medo; porque o Senhor teu Deus é contigo para qualquer parte que fores.

10 Mandou pois Josué aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial, e dai ao povo esta ordem, e dizei-lhe:

11 Provei-vos de mantimentos; porque depois do terceiro dia haveis de passar o Jordão, e entrareis a possuir a terra, que o Senhor vosso Deus vos há de dar.

12 Disse também aos da tribo de Ruben e aos da tribo de Gad, e à meia tribo de Manassés:

13 Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos deu descanso e toda esta terra.

14 Vossas mulheres, e filhos e animais ficarão na terra, que Moisés vos entregou desta banda do Jordão; mas vós todos os que sois valentes, passai armados na frente de vossos irmãos, e pelejai por eles,

15 Até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos, bem como vo-lo deu a vós, e também eles possuam a terra, que o Senhor vosso Deus tem de lhes dar; e depois disto voltareis vós para a terra que possuís, e habitareis naquela que vos deu Moisés servo do Senhor, desta banda do Jordão para o nascente.

16 E eles responderam a Josué, e disseram; Nós faremos tudo o que nos ordenaste; e iremos para onde quer que nos mandares.

17 Assim como em tudo obedecemos a Moisés, do mesmo modo obedeceremos também a ti. Somente que o Senhor teu Deus seja contigo, assim como foi com Moisés.

18 Aquele que contradisser as palavras da tua boca, e não obedecer a tudo o que lhe mandares, morra. Somente que tenhas ânimo, e obres com valor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir