Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 42

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 42

(Versículos e sumário)

42 E vieram todos os oficiais de guerra, e Johanan, filho de Carée, e Jezonias, filho de Osaías, e o resto do povo, desde o pequeno até o grande;

2 E disseram ao profeta Jeremias: Seja aceita a nossa súplica na tua presença; e faze oração por nós ao Senhor teu Deus, por todo este resto do povo, porque de muitos temos ficado poucos, assim como nos veem teus olhos;

3 E para que nos declare o Senhor teu Deus o caminho por onde havemos de ir, e a palavra que havemos de executar.

4 Disse-lhes pois a eles o profeta Jeremias: Tenho ouvido: vede que eu vou fazer oração ao Senhor vosso Deus, conforme vós dizeis. Qualquer palavra que me responder, eu vo-la referirei; e não vos encobrirei coisa alguma.

5 E eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha da nossa verdade e fé, se assim o não fizermos conforme toda a palavra, em que te enviar a nós o Senhor teu Deus.

6 Seja em bem, ou seja em mal, obedeceremos à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos; para que sejamos bem sucedidos depois que tivermos escutado a voz do Senhor nosso Deus.

7 E havendo-se cumprido dez dias, foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias.

8 E chamou a Johanan, filho de Carée, e a todos os oficiais de guerra, que estavam com ele, e a todo o povo, desde o mais pequeno até o maior.

9 E lhes disse: Isto diz o Senhor Deus de Israel, a quem me haveis enviado, para que eu expusesse os vossos humildes rogos na sua presença:

10 Se permanecerdes quietos nesta terra, eu vos edificarei, e não vos destruirei, plantar-vos-ei, e não vos arrancarei; porque já estou aplacado sobre o mal que vos fiz.

11 Não temais a presença do rei de Babilônia, de quem vós espantados tendes medo. Não o temais, diz o Senhor: porque eu sou convosco, para vos pôr a salvo, e livrar da sua mão.

12 E vos encherei de misericórdias, e terei piedade de vós, e far-vos-ei habitar na vossa terra;

13 Mas se vós disserdes: Não moraremos nesta terra, nem escutaremos a voz do Senhor nosso Deus,

14 Dizendo: De nenhuma maneira, mas caminharemos para a terra do Egito; onde não veremos guerra, nem ouviremos estrondo de trombetas, nem padeceremos fome; e ali habitaremos.

15 Portanto ouvi agora a palavra do Senhor, relíquias de Judá: Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Se vós com ânimo resoluto vos dispuserdes para entrardes no Egito, e entrardes com o fim de lá habitar;

16 A espada, que vós temeis, ali vos alcançará na terra do Egito; e a fome que vós receais, no Egito, vos pegará, e ali morrereis.

17 E todos os varões que se obstinaram em entrar no Egito com o fim de habitar ali, morrerão à espada, e de fome e de peste. Não ficará nenhum deles, nem escapará da violência do mal que eu farei vir sobre eles.

18 Porque isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Assim como meu furor, e a minha indignação se acendeu contra os habitantes de Jerusalém; assim se acenderá a minha indignação contra vós quando tiverdes entrado no Egito, e vós vireis a ser o objeto de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio; e não tornareis mais a ver este lugar.

19 Esta é a palavra do Senhor sobre vós, relíquias de Judá: Não entreis no Egito. Tereis bem entendido, que eu vos tenho protestado hoje,

20 Que haveis enganado as vossas almas; porque vós me enviastes ao Senhor nosso Deus, dizendo: Roga por nós ao Senhor nosso Deus, e conforme a tudo o que te disser o Senhor nosso Deus, anuncia-no-lo assim, e nós o faremos.

21 E hoje vo-lo tenho declarado, e não ouvistes a voz do Senhor vosso Deus acerca de todas as coisas pelas quais me enviou a vós.

22 Agora pois tereis entendido, que à espada, e de fome, e de peste morrereis no lugar aonde quisestes entrar para ali viver.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir