Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 36

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 36

(Versículos e sumário)

36 E aconteceu isto no quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá; foi dirigida esta palavra pelo Senhor a Jeremias, a qual dizia:

2 Toma o rolo dum livro, e nele escreverás todas as palavras, que te tenho falado contra Israel e Judá, e contra todas as nações; desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até o dia de hoje.

3 A ver se ouvindo os da casa de Judá todos os males que estou resoluto a fazer-lhes, volta cada um do seu péssimo caminho; e eu perdoarei a maldade, e o pecado deles.

4 Chamou pois Jeremias a Baruc, filho de Nerias; e escreveu Baruc da boca de Jeremias no rolo do livro todas as palavras, que o Senhor lhe tinha dito a ele.

5 E mandou Jeremias a Baruc, dizendo: Eu estou recluso, e não posso entrar na casa do Senhor.

6 Entra pois tu, e lê pelo livro, em que tens escrito da minha boca as palavras do Senhor, ouvindo-o o povo na casa do Senhor no dia de jejum; além disto ouvindo-o também todo Judá, lê-lo-ás àqueles que vêm das suas cidades;

7 A ver se acaso eles se prostram, orando diante do Senhor, e se converte cada um do seu caminho péssimo. Porquanto grande é o furor e a indignação que o Senhor tem manifestado contra este povo.

8 E Baruc, filho de Nerias, obrou conforme a tudo o que o profeta Jeremias lhe havia mandado, lendo no livro as palavras do Senhor, na casa do Senhor.

9 E aconteceu isto no quinto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, no nono mês. Publicaram um jejum diante do Senhor a todo o povo em Jerusalém, e a toda a multidão, que havia concorrido das cidades de Judá a Jerusalém.

10 E leu Baruc do livro as palavras de Jeremias na casa do Senhor, na câmara de Gamarias, filho de Safan o escriba, no vestíbulo de cima, à entrada da porta nova da casa do Senhor, ouvindo-o todo o povo.

11 E quando ouviu Miqueias, filho de Gamarias, filho de Safan, todas as palavras do Senhor lidas pelo livro;

12 Desceu à casa do rei, à câmara do secretário; e eis que estavam ali assentados todos os príncipes; Elisama, secretário, e Dalaias, filho de Semeias, Elnathan, filho de Accobor, e Gamarias, filho de Safan, e Sedecias, filho de Hananias, e todos os príncipes.

13 E Miqueias lhe referiu todas as palavras, que ouvira, lendo-as Baruc pelo livro aos ouvidos do povo.

14 Com isto enviaram todos os príncipes a Baruc, Judi, filho de Nathanias, filho de Selemias, filho de Cusi, para lhe dizer: Toma na tua mão o livro, porque leste diante do povo, e vem cá. Tomou pois Baruc, filho de Nerias, o livro na sua mão, e veio ter com eles.

15 E disseram-lhe: Assenta-te, e lê estas coisas de modo que as ouçamos nós. E leu Baruc, ouvindo-o eles.

16 E quando ouviram todas as palavras, se voltaram espantados cada um para o que tinha ao seu lado, e disseram a Baruc: Devemos manifestar ao rei todos esses discursos.

17 E perguntaram-lhe, dizendo: Declara-nos como escreveste tu todos esses discursos da sua boca.

18 E disse-lhes Baruc: Pela sua boca me ditava como se eu fora lendo todos estes discursos. E eu os escrevia no livro com tinta.

19 Então disseram os príncipes a Baruc: Vai-te, e esconde-te tu e Jeremias, e ninguém saiba onde estais.

20 E entrando foram ter com o rei ao átrio do seu palácio, mas deixaram guardado o livro na câmara de Elisama secretário. E anunciaram, ouvindo-o o rei, todos estes discursos.

21 E enviou o rei a Judi a tomar o livro. Tomando-o ele da câmara de Elisama secretário, o leu diante do rei e de todos os príncipes que estavam em torno do rei.

22 E o rei estava assentado no seu quarto de inverno, pelo nono mês; e diante dele estava posto um braseiro cheio de brasas.

23 E tendo Judi lido três ou quatro páginas, o rei o cortou com o canivete do escriba, e o lançou no fogo, que estava sobre o braseiro, até que se queimou todo o livro no fogo, que havia no braseiro.

24 E não temeram nem rasgaram os seus vestidos o rei, e todos os seus servos, que ouviram todas estas palavras.

25 Todavida Elnathan, e Dalaias, e Gamarias se opuseram ao rei, para que não queimasse o livro; mas ele não lhes deu ouvidos.

26 E mandou o rei a Jeremiel, filho de Amelec, e a Sarais, filho de Ezriel, e a Selemias, filho de Abdeel, que prendessem a Baruc o amanuense, e ao profeta Jeremias; mas o Senhor os escondeu.

27 E foi dirigida a palavra do Senhor ao profeta Jeremias, depois que o rei queimara o livro, e as palavras que Baruc escrevera, recebendo-as da boca de Jeremias, a qual dizia:

28 Toma de novo outro livro; e escreve nele todas as palavras primeiras, que havia no primeiro livro, que queimou Joaquim, rei de Judá.

29 E dirás a Joaquim, rei de Judá: Isto diz o Senhor: Tu queimaste aquele livro, dizendo: Porque escreveste nele anunciando: Apressado virá o rei de Babilônia, e destruirá esta terra e fará que não fiquem nela homens, nem animais?

30 Portanto, isto diz o Senhor contra Joaquim, rei de Judá: Não sairá dele quem se assente sobre o trono de David; e o seu cadáver será exposto ao ardor de dia, e à geada de noite.

31 E visitarei contra ele, e contra a sua linhagem, e contra os seus servos as suas maldades; e farei cair sobre eles e sobre os moradores de Jerusalém, e sobre os varões de Judá todo o mal com que os tenho ameaçado, e eles não deram ouvidos.

32 Tomou pois Jeremias outro livro, e o deu a Baruc, filho de Nerias secretário; o qual escreveu nele da boca de Jeremias todas as palavras do livro, que havia lançado no fogo Joaquim, rei de Judá; e ainda foram acrescentadas muitas mais palavras, que as que tinha havido no primeiro.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir