Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 35

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 35

(Versículos e sumário)

35 Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, em tempo de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, a qual dizia:

2 Vai à casa dos Reccabitas; e fala-lhes, e introduzi-los-ás na casa do Senhor, num dos quartos do tesouro, e lá lhes darás vinho a beber.

3 Então tomei eu a Jezonias, filho de Jeremias, filho de Habsanias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos Reccabitas;

4 E os introduzi na casa do Senhor, no tesouro dos filhos de Hanan, filho de Jegedelias, homem de Deus, que estava junto à câmara dos príncipes, sobre o tesouro de Maasias, filho de Sellum, que era o guarda do vestíbulo.

5 E pus diante dos filhos da casa dos Reccabitas taças cheias de vinho, e copos; e disse-lhes: Bebei vinho.

6 Eles responderam: Não beberemos vinho; porque Jonadab, filho de Reccab, nosso pai, nos mandou, dizendo: Não bebereis vinho vós, nem vossos filhos, nunca jamais.

7 E não edificareis casa, nem semeareis sementeiras, e vinhas não plantareis, nem as possuireis; mas habitareis em cabanas todos os dias de vossa vida, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, na qual vós viveis peregrinando.

8 Temos pois obedecido à voz de Jonadab, filho de Reccab, nosso pai, em todas as coisas que nos mandou, de não beber vinho em todos os nossos dias, nós e nossas mulheres, nossos filhos e filhas;

9 E de não edificarmos casas para nossa morada; e não havemos tido vinha, nem campo, nem sementeira;

10 Mas temos habitado em barracas, e temos obedecido em tudo conforme ao que nos mandou Jonadab nosso pai.

11 E quando subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, à nossa terra, dissemos: Vinde, e entremos em Jerusalém por fugir do exército dos caldeus, e por escapar do exército da Síria. E ficamos em Jerusalém.

12 E foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias, a qual dizia:

13 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos varões de Judá, e aos moradores de Jerusalém: Acaso não recebereis vós a minha admoestação, de modo que obedeçais às minhas palavras? diz o Senhor.

14 Firmes têm sido os discursos de Jonadab, filho de Reccab, pelos quais mandou a seus filhos, que não bebessem vinho; e não o têm bebido até o dia de hoje, porque obedeceram ao preceito de seu pai; mas eu vos tenho falado a vós, madrugando muito para vos falar, e não me obedecestes.

15 E vos enviei todos os meus servos, os profetas, levantando-me de madrugada para enviá-los, e dizer-vos: Convertei-vos cada um do seu caminho péssimo, e retificai os vossos afetos; e não andeis após dos deuses estranhos, nem os adorei; e habitareis na terra que vos dei a vós, e a vossos pais; e não inclinastes o vosso ouvido, nem me ouvistes.

16 Assim os filhos de Jonadab, filho de Reccab, guardaram com firmeza o preceito de seu pai, que lhes tinha ordenado; mas este povo não me tem obedecido.

17 Pelo, que, isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: eis aqui estou eu que farei vir sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém toda a calamidade, com que os tenho ameaçado, porque lhes tenho falado, e não ouviram; tenho-os chamado, e não me responderam.

18 E disse Jeremias à casa dos Reccabitas: Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Porque haveis obedecido ao mandamento de Jonadab, vosso pai, e guardastes todos os seus preceitos, e tendes feito todas as coisas que vos mandou;

19 Portanto, isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Não faltará varão da estirpe de Jonadab, filho de Reccab, que esteja sempre na minha presença todos os dias.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir