Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 33

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 33

(Versículos e sumário)

33 E foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias segunda vez, quando ainda estava recluso no átrio do cárcere, a qual dizia:

2 Isto diz o Senhor, o qual há de fazer, e há de formar, e dispor aquilo que disse, o Senhor é o seu nome.

3 Clama a mim, e eu te atenderei, e te anunciarei coisas grandes, e firmes que tu não sabes.

4 Porque isto diz o Senhor Deus de Israel às casas desta cidade, e às casas do rei de Judá, que foram destruídas, e às fortificações, e à espada

5 Dos que vêm a pelejar contra os caldeus, e a enchê-las de cadáveres de homens, que eu feri no meu furor e na minha indignação, escondendo a minha face desta cidade por causa de toda a maldade deles.

6 eis aqui estou eu que fecharei a sua chaga, e lhes darei saúde, os curarei; e lhes mostrarei a paz e a verdade que eles procuram.

7 E farei que voltem os cativos de Judá, e os cativos de Jerusalém; e os restabelecerei, como desde o princípio.

8 E os purificarei de toda a sua iniquidade, em que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que delinquiram contra mim, e me desprezaram.

9 E me servirá de crédito do meu nome, e de gozo, e de louvor, e de regozijo para com todas as gentes da terra, que ouvirem todos os bens, que eu lhes hei de fazer; e ficarão pasmados, e se assombrarão de todos os bens, e toda a paz, que lhes farei a eles.

10 Isto diz o Senhor: Neste lugar (que vós dizeis que está deserto, porque não há nem homem, nem animal; nas cidades de Judá, e nas praças de Jerusalém, que estão desamparadas sem homens, e sem habitantes, e sem gado) se ouvirá ainda

11 Voz de gozo e voz de alegria, voz de esposo e voz de esposa, voz dos que digam: Louvai o Senhor dos exércitos, porque bom é o Senhor, porque para sempre é a sua misericórdia; e voz dos que tragam suas oferendas à casa do Senhor; pois eu farei que torne a vir o cativeiro da terra como ao princípio, diz o Senhor.

12 Isto diz o Senhor dos exércitos: Neste lugar, que está deserto, sem homens, e sem animais, e em todas as suas cidades, haverá ainda choupanas de pastores que façam repousar os seus rebanhos.

13 Nas cidades das montanhas, e nas cidades das planícies, e nas cidades, que estão ao Meio-dia; e na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá ainda passarão os rebanhos pela mão do que os conte, diz o Senhor.

14 Eis-aí vêm os dias, diz o Senhor; e cumprirei a palavra favorável, que falei à casa de Israel e à casa de Judá.

15 Naqueles dias, e naquele tempo, farei que saia de David um gérmen de justiça; e ele fará juízo e justiça na terra.

16 Naqueles dias Judá será salvo, e Jerusalém habitará sem temor; e este é o nome, que lhe chamarão a ele, o Senhor nosso justo.

17 Porque isto diz o Senhor: Não faltará de David varão, que se assente sobre o trono da casa de Israel.

18 E dos sacerdotes e dos levitas não faltará varão de diante de minha face, que ofereça holocaustos, e acenda o fogo do sacrifício e degole vítimas todos os dias.

19 E foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias, a qual dizia:

20 Isto diz o Senhor: Se pode ser invalidado o meu concerto com o dia, e o meu concerto com a noite, de sorte que não haja dia nem noite a seu tempo;

21 Também poderá ser invalidada a minha aliança com David meu servo, de sorte que não haja dele um filho que reine no seu trono, e levitas, e sacerdotes ministros meus.

22 Assim como as estrelas do céu não podem ser contadas, nem ser medida a areia do mar; assim multiplicarei a linhagem de David meu servo, e os levitas meus ministros.

23 E foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias, a qual dizia:

24 Não tens visto porventura o que este povo tem falado, dizendo: Duas famílias, que o Senhor havia escolhido, foram rejeitadas; e têm desprezado ao meu povo, porquanto daqui em diante eles o não terão por uma nação?

25 Isto diz o Senhor: Se não tenho feito o meu concerto com o dia e com a noite, e não tenho estabelecido leis ao céu e à terra;

26 Tão pouco rejeitarei eu também a linhagem de Jacob e de David meu servo, para não tomar da sua geração príncipes da estirpe de Abraão, de Isaac, e de Jacob; porque farei voltar o cativeiro e me compadecerei deles.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir