Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 30

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 30

(Versículos e sumário)

30 Esta é a palavra, que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, a qual dizia:

2 Isto profere o Senhor Deus de Israel, dizendo: Escreve tu em um livro todas as palavras que eu te tenho dito.

3 Porque eis-aí vêm os dias, diz o Senhor: e farei que voltem os que hão de voltar do meu povo de Israel e de Judá, diz o Senhor: e fá-los-ei voltar à terra, que dei a seus pais; e eles a possuirão.

4 E estas são as palavras que o Senhor disse a Israel e a Judá;

5 Porquanto isto diz o Senhor: Nós ouvimos uma voz de terror. Tudo é espanto, e não há paz.

6 Perguntai, e vede se pare o varão; pois por que tenho eu visto a mão de todo o varão sobre o seu lombo, como a que está de parto, e se lhe têm tornado as caras de todos eles em amarelidão?

7 Ai, que é grande aquele dia, nem ele tem semelhante; e tempo é de tribulação para Jacob, mas dele será livre.

8 E acontecerá isto naquele dia, diz o Senhor dos exércitos: Quebrarei o jugo dele do teu pescoço, e romperei as suas prisões, e não o dominarão mais os estranhos;

9 Mas servirão ao Senhor seu Deus, e a David seu rei, que eu lhes suscitarei.

10 Tu pois, servo meu Jacob, não temas, diz o Senhor, nem te espantes Israel. Porque eis-aí está que eu te salvarei desta terra longínqua, e tirarei aos teus descendentes da terra do seu cativeiro. E voltará Jacob, e repousará, e abundará em todos os bens, e não haverá de quem se tema.

11 Porque eu sou contigo para te salvar, diz o Senhor. Eu destruirei pois todas as gentes, para entre as quais eu te arrojei disperso; a ti porém eu te não perderei inteiramente; mas castigar-te-ei com equidade, para que tu te não tenhas por inocente.

12 Porque isto diz o Senhor: Incurável é a tua fratura, maligníssima a tua chaga.

13 Não há quem faça juízo dela para ligá-la; os remédios são inúteis para ti.

14 Todos os que te amavam, se esqueceram de ti, e não te buscarão; porque te tenho ferido de ferida de inimigo com cruel castigo. Pela multidão das tuas maldades se têm endurecido os teus pecados.

15 Porque gritas sobre o teu tormento? Incurável é a tua dor. Pela multidão das tuas maldades, e pela obstinação dos teus pecados te fiz isto.

16 Por cuja causa todos aqueles que te comem, serão devorados; e todos os teus inimigos serão levados para o cativeiro; e os que destroem, serão destruídos, e eu entregarei ao saque todos os que te saqueiam.

17 Porque eu fecharei a cicatriz da tua chaga, e te curarei das tuas feridas, diz o Senhor. Porquanto eles te chamaram, ó Sião, a repudiada; esta é a que não tinha quem a buscasse.

18 Isto diz o Senhor: Eis-aí farei eu voltar os cativos que habitavam nas tendas de Jacob, e terei compaixão das suas casas, e a cidade será edificada na sua altura, e o tempo será fundado, segundo a sua dignidade.

19 E sairá deles o louvor, e a voz de júbilo; e os multiplicarei, e não serão diminuídos; e os glorificarei, e não serão atenuados.

20 E os seus filhos serão como eram desde o princípio, e a sua congregação permanecerá diante de mim; e irei com a minha visita contra todos os que o atribulam.

21 E dele será o seu chefe; e o seu príncipe sairá do meio dele; e o aplacarei, e ele se chegará a mim. Quem é pois aquele que aplique o seu coração para chegar-se a mim? diz o Senhor.

22 E vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.

23 Eis-aí o redemoinho do Senhor, e seu furor impetuoso, a sua tempestade a ponto de romper, vai a descansar sobre a cabeça dos ímpios.

24 O Senhor não apartará a ira da sua indignação, menos que ele não tenha executado, e cumprido todos os desígnios de seu coração; no último dos dias entendereis estas coisas.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir