Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 28

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 28

(Versículos e sumário)

28 E naquele ano no princípio do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do seu quarto ano, sucedeu que Hananias, filho de Azur, profeta que era de Gabaon, me disse na casa do Senhor em presença dos sacerdotes, e de todo o povo, as palavras seguintes;

2 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Eu quebrei o jugo do rei de Babilônia.

3 Depois de passados ainda dois anos completos, também eu farei restituir a este lugar, todos os vasos da casa do Senhor, que Nabucodonosor, rei de Babilônia, levou deste lugar, e os transferiu a Babilônia.

4 E eu farei que tornem para este mesmo lugar Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e todos os cativos de Judá, que passaram a Babilônia, diz o Senhor: porque hei de quebrar n jugo do rei de Babilônia.

5 E o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias aos olhos dos sacerdotes e aos olhos de todo o povo, que estava na casa do Senhor.

6 E disse o profeta Jeremias: Amém, assim o faça o Senhor; vivifique o Senhor as tuas palavras, que profetizaste; que sejam restituídos os vasos à casa do Senhor, e todo o cativeiro de Babilônia a este lugar.

7 Porém ouve tu esta palavra, que eu falo aos teus ouvidos, e aos ouvidos de todo o povo.

8 Os profetas, que foram primeiro que eu, e antes que tu desde o princípio, profetizaram também eles a muitas terras, e a grandes reinos, acerca de guerra, e de desolação, e de fome;

9 O profeta que profetizou paz; quando se cumprir a sua palavra, se saberá que é profeta, que na verdade enviou o Senhor.

10 E tirou o profeta Hananias a cadeia do pescoço do profeta Jeremias, e a quebrou.

11 E falou Hananias em presença de todo o povo, dizendo: Isto diz o Senhor: Assim quebrarei eu o jugo de Nabucodonosor, rei de Babilônia, depois de dois anos de dias, tirando-o de cima da cerviz de todas as gentes.

12 E o profeta Jeremias se foi seu caminho. E foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias, depois que Hananias profeta quebrou a cadeia do pescoço do profeta Jeremias, a qual dizia:

13 Vai, e dirás a Hananias: Isto diz o Senhor: Quebraste umas cadeias de madeira; mas em vez delas farás cadeias de ferro.

14 Por que isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Eu tenho posto um jugo de ferro sobre o pescoço de todas estas gentes, para que sirvam a Nabucodonosor, rei de Babilônia, e na realidade o servirão. Além disto tenho dado até as alimárias do campo.

15 E o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias: Ouve, Hananias: O Senhor não te enviou, e tu tens feito que este povo tenha posto a sua confiança numa mentira.

16 Portanto isto diz o Senhor: eis aqui estou eu que te exterminarei da face da terra. Este ano morrerás; porque falaste contra o Senhor.

17 E o profeta Hananias morreu naquele ano, no sétimo mês.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir