Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 9

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9

(Versículos e sumário)

9 Quem dará água à minha cabeça, e uma fonte de lágrimas a meus olhos? e eu chorarei de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.

2 Quem me dará no deserto um albergue de passageiros, e eu deixarei o meu povo, e me apartarei deles? Porque todos são uns adúlteros, um congresso de prevaricadores.

3 Estenderam a sua língua como arco de mentira e não de verdade; fortificaram-se na terra, porque passaram de maldade em maldade, e não me conheceram, diz o Senhor.

4 Cada um se guarde do seu próximo, e não se fie de nenhum de seus irmãos; porque todo o irmão armando cambapé [cilada] dará sancadilha [rasteira], e todo o amigo andará com falsidade.

5 E cada um deles se rirá de seu irmão, e não falarão a verdade; porque ensinaram a sua língua a proferir a mentira; estudaram como haviam de fazer injustiças.

6 A tua habitação é no meio do engano; por amor do engano recusaram conhecer-me, diz o Senhor.

7 Portanto isto diz o Senhor dos exércitos: eis aqui estou eu que os fundirei, e ensaiarei ao fogo; porque que outra coisa farei eu à vista da filha do meu povo?

8 A língua deles é uma seta que fere, ela falou o engano; na sua boca fala paz com o seu amigo, e ocultamente lhe arma ciladas.

9 Acaso não punirei eu estes excessos? diz o Senhor, ou numa gente como esta não se vingará a minha alma?

10 Sobre os montes romperei em choro e lamento, e sobre os lugares amenos do deserto desafogarei em pranto; porque têm sido incendiados de maneira que não há homem que passe por ali; e não ouviram a voz de quem os possuía; desde a ave do céu até aos animais mudaram de sítio e se retiraram.

11 E reduzirei Jerusalém a montões de areia, e a covis de dragões; e entregarei as cidades de Judá à desolação, sem que fique ali morador.

12 Quem é o varão sábio que entenda isto, e a quem se dirija a palavra da boca do Senhor, para que publique isto, por que causa tem perecido a terra, e tem sido abrasada como um deserto, de maneira que não há quem passe por ela?

13 E disse o Senhor: Porque eles abandonaram a minha lei, que eu lhes dei, e não ouviram a minha voz, e não andaram nela;

14 E se foram atrás da pravidade [perversidade] do seu coração, e após de Baal; como eles aprenderam de seus pais.

15 Portanto isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: eis aqui estou eu que alimentarei a este povo com losna, e dar-lhes-ei por bebida água de fel.

16 E enviá-los-ei dispersos para entre umas gentes, que eles e seus pais não conheceram; e enviarei após eles a espada, até serem consumidos.

17 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Considerai atentamente, e chamai carpideiras e venham; e enviai por aquelas que são hábeis, e se apressem;

18 Deem-se pressa, principiem o lamento sobre nós, destilem lágrimas os nossos olhos, e as nossas pálpebras se alaguem de rios de águas.

19 Porque esta voz de lamentação se ouviu em Sião: Como havemos sido destruídos e cheios de tão grande confusão? Porque abandonamos a terra, por haverem sido derribadas as nossas casas.

20 Ouvi pois, mulheres, a palavra do Senhor, e recebam os vossos ouvidos o discurso da sua boca; e ensinai a vossas filhas o lamento; e cada uma à sua vizinha o pranto;

21 Porque a morte subiu pelas nossas janelas, ela entrou nas nossas casas para perder as nossas crianças na ruas, os nossos mancebos nas praças.

22 Fala: Isto diz o Senhor: E cairão os cadáveres dos homens como esterco sobre a face de um campo, e como feno para detrás do segador, e não há quem os recolha.

23 Isto diz o Senhor: Não se glorie o sábio no seu saber, nem se glorie o forte na sua força, e não se glorie o rico nas suas riquezas;

24 Porém nisto se glorie aquele que se gloria, em conhecer-me e em saber que eu sou o Senhor que faço misericórdia, e juízo e justiça sobre a terra; porque estas coisas me agradam, diz o Senhor.

25 Eis-aí vêm dias, diz o Senhor, e visitarei todo aquele que é circuncidado,

26 Sobre o Egito, e sobre Judá, e sobre Edom, e sobre os filhos de Ammon, e sobre Moab, e sobre todos os que se acham com o cabelo cortado em redondo, que moram no deserto; porque todas as gentes têm prepúcio, mas toda a casa de Israel vem a ser uns incircuncisos de coração.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir