Antigo Testamento | Jeremias - Capítulo 3

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

3 Vulgarmente se diz: Se um esposo repudiar a sua esposa, e separando-se ela dele, tomar outro marido; porventura tornará mais este a ela? Acaso não será considerada aquela mulher por ele como contaminada, e impura? Tu porém te tens prostituído a muitos amantes; ainda assim torna para mim, diz o Senhor, e eu te receberei.

2 Levanta os teus olhos ao alto, e vê onde não te prostituíste. Tu estavas assentada nos caminhos, esperando-os como um ladrão em lugar solitário; e manchaste a terra com as tuas maldades.

3 Esta é a causa por que a água do céu foi retida, e por que as chuvas da tarde não caíram. O descaramento duma mulher meretriz se apoderou de ti, não quiseste ter vergonha.

4 Logo ao menos chama-me agora dizendo: Tu és meu pai, tu o guia da minha virgindade.

5 Porventura, enlutar-te-ás para sempre, ou perseverarás até ao fim? Eis-aí está que falaste, e fizeste males, e saíste com a tua.

6 E o Senhor me disse nos dias do rei Josias: Acaso não viste tu o que fez a rebelde Israel? Ela se foi para seu próprio mal acima de todos os altos montes, e por baixo de todas as árvores frondosas, e ali se deu às suas infames devassidões.

7 E eu depois que ela fez todas estas coisas, lhe disse: Volta para mim. E não voltou. E viu a prevaricadora Judá sua irmã,

8 Que porque havia adulterado a pérfida Israel, a tinha eu desamparado, e lhe havia dado libelo de divórcio; e não teve temor a prevaricadora Judá sua irmã, mas foi-se, e ela também se prostituiu.

9 E pela facilidade da sua prostituição contaminou ela toda a terra, e adulterou com a pedra e com o pau.

10 E com todas estas coisas não se voltou a mim sua irmã a prevaricadora Judá de todo o seu coração, mas só fingidamente, diz o Senhor.

11 E o Senhor me disse: Justificou a sua alma a pérfida Israel em comparação de Judá a prevaricadora.

12 Vai e profere a vozes estas palavras contra o Aquilão, e dirás: Torna, pérfida Israel, diz o Senhor, e não apartarei a minha face de vós; porque eu sou santo, diz o Senhor, e a minha ira não durará eternamente.

13 Mas contudo reconhece a tua maldade, porque contra o Senhor teu Deus prevaricaste; e tens pervertido os teus caminhos, aos estranhos, debaixo de todas as árvores frondosas, e não ouviste a minha voz, diz o Senhor.

14 Convertei-vos a mim, filhos apóstatas, diz o Senhor: porque eu sou vosso esposo; e eu vos tomarei um de cada cidade, e dois de cada família, e vos introduzirei em Sião.

15 E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com a ciência e com a doutrina.

16 E depois que vos multiplicardes, e crescerdes na terra naqueles dias, diz o Senhor; não dirão mais: A arca do testamento do Senhor; nem lhes virá ao pensamento, nem se lembrarão dela; nem será visitada, nem mais se restabelecerá.

17 Naquele tempo chamarão a Jerusalém trono do Senhor; e se reunirão nela todas as gentes em nome do Senhor em Jerusalém, e não andarão após da maldade do seu péssimo coração.

18 Naqueles dias a casa de Judá irá à casa de Israel, e virão juntamente da terra do Aquilão para a terra, que eu dei a vossos pais.

19 E eu disse: Como te contarei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos dos agentes? E disse: Chamar-me-ás pai, e não cessarás de ir após de mim.

20 Mas do modo que uma mulher despreza ao seu amante, assim me desprezou a mim a casa de Israel, diz o Senhor.

21 Uma voz se ouviu nos caminhos, um pranto e alarido dos filhos de Israel; porque fizeram mau o seu caminho, esqueceram-se do Senhor seu Deus.

22 Convertei-vos, filhos apóstatas, e eu sararei os vossos extravios. Aqui estamos que vimos a ti; porque tu és o Senhor nosso Deus.

23 Na verdade eram mentira os outeiros, e a multidão dos montes; em verdade no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel.

24 A confusão consumiu o trabalho de nossos pais desde a nossa mocidade, os seus rebanhos e as suas vacadas, os seus filhos, e as suas filhas.

25 Dormiremos na nossa ignomínia; porque pecamos contra o Senhor nosso Deus, nós e nossos pais desde a nossa mocidade até este dia; e porque não ouvimos a voz do Senhor nosso Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir