O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Isaías

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 65

(Versículos e sumário)

65 Buscaram-me os que antes não perguntavam por mim, acharam-me os que me não buscaram. Eu disse: eis aqui fui eu, eis aqui fui eu para uma gente, que não invocava o meu nome.

2 Estendi as minhas mãos todo o dia a um povo incrédulo, que anda por um caminho não bom após dos seus pensamentos.

3 E este um povo que sempre me está para diante da minha face provocando a ira; que imolam vítimas nos jardins, e sacrificam sobre ladrilhos;

4 Que habitam nos sepulcros, e dormem nos tempos dos ídolos; que comem carnes de porco, e um caldo profano, em suas taças.

5 Os quais dizem: Afasta-te de mim, não te avizinhes para mim, porque estás imundo. Estes serão um fumo no meu furor, um fogo que arderá todo o dia.

6 Eis-aí está que o seu pecado se acha escrito diante de mim; eu não me calarei, mas eu os recompensarei, e lhes retribuirei dentro do seio deles.

7 As vossas iniquidades, e juntamente as iniquidades de vossos pais, diz o Senhor, os quais sacrificaram sobre os montes, e sobre os outeiros me afrontaram em rosto, e remunerarei a sua primeira obra no seio deles.

8 eis aqui o que diz o Senhor: Como quando se acha um formoso bago num cacho de uvas, e se diz: Não desperdices, porque é benção; assim farei eu por amor de meus servos, de sorte que o não destrua de todo.

9 E farei sair de Jacob uma posteridade, e de Judá um descendente, que possua os meus montes; e os meus escolhidos herdarão esta terra, e os meus servos habitarão nela.

10 E as campinas servirão de tapada de rebanhos, e o vale de Acor de colheita de gados para os de meu povo, que me buscaram.

11 E quanto a vós, que deixastes o Senhor, que vos esquecestes do meu santo monte, que pondes mesa à fortuna, e derramais libações sobre ela;

12 Eu vos farei passar por conta ao fio da espada e todos caireis nessa matança; porque eu chamei e vós não respondestes; falei, e vós não ouvistes; e fazíeis o mal diante de meus olhos, e escolhestes o que eu não quis.

13 Por esta causa o Senhor Deus diz isto: Eis-aí está que os meus servos comerão, e vós tereis fome; eis-aí está que os meus servos beberão, e vós tereis sede;

14 Eis-aí está que os meus servos se alegrarão, e vós sereis confundidos; eis-aí está que os meus servos cantarão louvores pela exaltação do seu coração, e vós dareis gritos pela dor do vosso mesmo coração, e pelo quebrantamento do vosso espírito uivareis.

15 E deixareis os vosso nome para juramento aos meus escolhidos; e o Senhor Deus te matará, e a seus servos chamará por outro nome.

16 No qual o que é abençoado sobre a terra, será abençoado do Deus da verdade; e o que jura sobre a terra, jurará no Deus da verdade; porque foram entregues ao esquecimento as primeiras angústias, e porque ficaram escondidas de meus olhos.

17 Porque eis aqui estou eu que crio uns céus novos, e uma terra nova; e não persistirão na memória as primeiras calamidades, nem subirão sobre o coração.

18 Mas vós folgareis, e exultarei para sempre naquelas coisas que eu crio; porque eis aqui estou eu que crio a Jerusalém para exultação, e ao seu povo para gozo.

19 E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e não se ouvirá dali por diante nele voz de choro, nem voz de lamento.

20 Não haverá ali mais menino de dias nem velho que não encha os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos, e o pecador de cem anos será amaldiçoado.

21 E edificarão casas, e habitarão nelas; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.

22 Não lhes sucederá edificarem eles casas, ser outro quem as habite; nem plantarem eles vinhas e vir outro que as desfrute; porque os dias do meu povo serão segundo os dias da árvore; e as obras das suas mãos envelhecerão.

23 Os meus escolhidos não trabalharão debalde, nem eles gerarão filhos para turbação; porque é esta uma estirpe de benditos do Senhor, e seus netos com eles.

24 E acontecerá que antes que eles bradem, eu os escutarei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

25 O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, o leão e o boi comerão a palha; e o pó será para a serpente o seu pão; eles não farão mal, nem matarão em todo o meu santo monte, diz o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir