Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2

(Versículos e sumário)

2 Visão que teve Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.

2 E nos últimos dias estará preparado o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a eles todas as gentes.

3 E irão muitos povos, e dirão:  Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacob, e ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

4 E julgará as nações, e arguirá a muitos povos; e das suas espadas forjarão relhas de arados, e das suas lanças foices. Não levantará a espada uma nação contra outra nação, nem daí por diante se adestrarão mais para a guerra.

5 Casa de Jacob, vinde e caminhemos na luz do Senhor.

6 Pois tu arrojaste o teu povo, a casa de Jacob; porquanto eles se têm enchido como noutro tempo e tiveram agoureiros como os filisteus, e se uniram a mancebos estranhos.

7 Cheia está a terra de prata e de ouro; e não tem termos os seus tesouros;

8 E cheia está a sua terra de cavalos; e são inumeráveis as suas quadrigas; e cheia está a sua terra de ídolos; adoraram a obra de suas mãos, a qual fizeram os seus dedos.

9 E se encurvou o homem, e o varão se abateu; portanto não lhes perdões.

10 Entra na penha, e nas aberturas da terra esconde-te da espantosa presença do Senhor, e da glória de sua majestade.

11 Os olhos altivos do homem têm sido abaixados, e encurvada será a altiveza dos varões e só o Senhor será exaltado naquele dia.

12 Porque o dia do Senhor dos exércitos será sobre todo o soberbo, e altivo, e sobre todo o arrogante; e ele será humilhado.

13 E sobre todos os cedros do Líbano altos e levantados, e sobre todos os carvalhos de Basan.

14 E sobre todos os montes altos, e sobre todos os outeiros elevados.

15 E sobre toda a torre eminente, e sobre todo o muro fortificado,

16 E sobre todas as naus de Tharsis, e sobre tudo o que é belo à vista.

17 E será encurvada a arrogância dos homens, e abatida a altiveza dos varões, e só o Senhor será sublimado naquele dia;

18 E os ídolos serão de todo esmigalhados;

19 E entrarão nas cavernas das penhas e nas voragens da terra por causa da presença formidável do Senhor, e da glória de sua majestade, quando se levantar para ferir a terra.

20 Naquele dia arrojará o homem os seus ídolos de prata, e os seus simulacros de ouro, que para si tinha feito a fim de os adorar não sendo mais que toupeiras e morcegos.

21 E entrará nas aberturas das pedras, e nas cavernas dos rochedos por causa da presença formidável do Senhor, e da glória de sua majestade, quando se levantar para ferir a terra.

22 Cessai pois de irritar este homem, cujo fôlego respira no seu nariz, porquanto ele mesmo é reputado pelo Excelso.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir