Antigo Testamento | Gênesis - Capítulo 14

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 14

(Versículos e sumário)

14 Naquele tempo sucedeu que Anrafel, rei de Senaar, Arioch rei de Ponto, Codorlahomor, rei dos Elamitas, e Thadal, rei das gentes,

2 fizeram guerra contra Bara, rei de Sodoma; contra Besra, rei de Gomorra; contra Sennaab, rei de Adama; contra Semeber, rei de Seboim; e contra o rei de Bala, que é Segor.

3 Todos estes reis se ajuntaram no Vale das Árvores, onde agora é o mar do sal.

4 Porque eles tinham estado sujeitos doze anos ao rei Codorlahomor; e no ano décimo terceiro se subtraíram da sua obediência.

5 Assim que Codorlahomor veio no ano décimo quarto com os reis, que se lhe tinham unido; e desbarataram aos Rafains em Astarot-Carnaim, e aos Zuzins com eles, e aos Emins em Save-Cariathaim;

6 E aos Correus nos montes de Seir até os campos de Faran, que são no deserto.

7 Voltando estes reis da sua expedição, vieram à fonte de Misfat, que é a mesma que Cadés; passaram ao fio da espada tudo o que encontraram na terra dos Amalecitas, e o Amorreu, que vivia em Asason-Thamar.

8 Então os reis de Sodoma, de Gomorra, de Adama, de Seboim e de Bala, ou de Segor, se puseram em campanha, e ordenaram as suas tropas em batalha no Vale das Árvores contra aquele príncipes;

9 Isto é, contra Codorlahomor, rei dos Elamitas; contra Thadal, rei das nações; contra Anrafel, rei de Sennaar; contra Arioch, rei de Ponto: quatro reis contra cinco.

10 Ora, no Vale das Árvores havia muitos poços de betume. Portanto os reis de Sodoma, e de Gomorra voltaram as costas e acabaram ali; e os que escaparam se acolheram a um monte.

11 Mas levaram todas as riquezas e todos os víveres que acharam em Sodoma e Gomorra, e se foram.

12 Levaram também a Lot, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e os seus bens.

13 Então um, que escapara, veio dar parte disto a Abrão o hebreu, que vivia no Vale de Mambre, Amorreu, irmão de Escol e de Azer; porque estes tinham feito aliança com Abrão.

14 Abrão tendo ouvido que Lot seu irmão, ficara prisioneiro, escolheu os mais resolutos dos seus servos, em número de trezentos e dezoito; e foi em alcance destes reis até Dan.

15 E repartidos os sócios, deu sobre os inimigos de noite, desfe-los, e foi em seu alcance até Hoba, que fica à esquerda de Damasco.

16 E recobrou todos os seus bens, e a Lot seu irmão, com tudo o que lhe pertencia, como também as mulheres e o povo.

17 Quando Abrão voltava de derrotar a Codorlahomor, e aos reis seus aliados, lhe saiu ao encontro o rei de Sodoma no Vale de Save, chamado também Vale do Rei.

18 Mas Melquisedec, rei de Salem, oferecendo pão e vinho, (porque era sacerdote do Deus Altíssimo),

19 Abençoou a Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra.

20 E bendito seja o Deus Altíssimo, por cuja proteção, os inimigos estão nas tuas mãos. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.

21 O rei de Sodoma porém disse a Abrão: Dá-me as almas, o mais toma-o para ti.

22 Abrão lhe respondeu: Eu levanto a minha mão para o Senhor Deus Altíssimo,possuidor do céu e da terra;

23 Que eu não receberei nada de tudo o que te pertence, desde o fio mais delgadinho até à correia dos sapatos; para que não digas: Eu enriqueci Abrão;

24 Exceto somente aquilo, que comeram os mancebos, e a parte que compete a Aner, Escol e Mambre, que vieram comigo, estes hão de receber a parte que lhes toca.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir