O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Êxodo

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 27

(Versículos e sumário)

27 Farás também um altar de pau de cetim, o qual terá cinco côvados de comprimento, e outros tantos de largura, isto é, quadrado; e terá três côvados de alto.

2 Dos quatro cantos dele levantar-se-ão quatro cornos; e o cobrirás de cobre.

3 E farás para o seu serviço caldeiras, em que se recebam as cinzas, e tenazes, garfos, e braseiros; todos os vasos farás de cobre.

4 E uma grelha de bronze em forma de rede, em cujos quatro cantos haverá quatro argolas de bronze,

5 Que porás abaixo da área do Altar; e a grelha estará até o meio do Altar.

6 Farás outrossim para o altar dois varais de pau de cetim, que cobrirás de chapas de bronze;

7 E enfiá-los-ás pelas argolas, e estarão de um e outro lado do altar, para haver de transportar-se.

8 Não o farás maciço, mas oco e côncavo por dentro; segundo o modelo, que se te mostrou no monte.

9 Farás também o átrio do tabernáculo, no qual pelo lado austral, que olha para o Meio-dia,  n haverá cortinas de linho fino retorcido; cada lado terá cem côvados de comprimento.

10 E vinte colunas com outras tantas bases de bronze que terão os capitéis de prata com seus entalhes.

11 Da mesma sorte também no lado do Aquilão  n pelo comprimento haverá cortinas de cem côvados, vinte colunas, e outras tantas bases de bronze, e seus capitéis de prata com seus entalhes.

12 Na largura porém do átrio, que olha para o Ocidente; haverá cortinas de cinquenta côvados, e dez colunas, e outras tantas bases.

13 Assim mesmo na largura do átrio, que olha para o Oriente, haverá cinquenta côvados,

14 Onde se porão para um lado cortinas de quinze côvados, e três colunas, e outras tantas bases;

15 E pelo outro lado haverá cortinas que tenham quinze côvados, três colunas, e outras tantas bases.

16 Na entrada pois do átrio far-se-á uma coberta de vinte côvados, de jacinto, de púrpura, de escarlata tinta duas vezes, e de linho fino retorcido, obra de bordador; terá quatro colunas com outras tantas bases.

17 Todas as colunas pelo circuito do átrio serão forradas de lâminas de prata, com capitéis de prata e bases de bronze.

18 O átrio terá cem côvados de comprido, e cinquenta de largo, e cinco de alto; as suas cortinas far-se-ão de linho fino retorcido, e as bases serão de bronze.

19 Farás de bronze todos os vasos do tabernáculo, para seus usos e cerimoniais, como também as suas escápulas, e as do átrio.

20 Manda aos filhos de Israel, que te tragam azeite de oliveiras, o mais puro, e espremido num gral para que sempre arda o candeeiro.

21 No tabernáculo do testemunho fora do véu, que cobre o testemunho. E Arão e seus filhos o porão, para que dê luz até pela manhã diante do Senhor. Este culto se continuará sempre pelas suas gerações entre os filhos de Israel.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir