Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Êxodo    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 24

(Versículos e sumário)

24 Disse também Deus a Moisés: Sobe ao Senhor tu e Arão, Nadab e Abiu, e setenta anciãos de Israel, e adorareis de longe.

2 Só Moisés subirá ao Senhor, e os outros não se chegarão a ele, nem o povo subirá com ele.

3 Veio pois Moisés referir ao povo todas as palavras e todas as ordenações do Senhor; e todo o povo respondeu a uma voz: Nós faremos tudo o que o Senhor disse.

4 Moisés porém escreveu todas as ordenações do Senhor; e tendo-se levantado de manhã, erigiu um altar nas raízes do monte, e doze padrões, conforme o número das doze tribos de Israel.

5 E enviou alguns mancebos dentre os filhos de Israel, e ofereceram seus holocaustos, e imolaram vítimas pacificas ao Senhor, novilhos.

6 Moisés pois tomou metade do sangue, e lançou-o numas taças, e derramou a outra sobre o altar.

7 E tomando o livro do concerto, leu ouvindo o povo, o qual disse : Faremos tudo o que o Senhor disse, e lhe seremos obedientes.

8 Então tomando o sangue, ele o derramou sobre o povo, e disse: eis aqui o sangue do concerto, que o Senhor celebrou convosco, debaixo de todas estas condições.

9 Moisés, Arão, Nadab, Abiu e os setenta anciãos de Israel subiram,

10 E viram o Deus de Israel, e debaixo dos seus pés como uma obra de pedra de safira; que se parecia com o céu, quando está sereno.

11 Nem estendeu a sua mão sobre aqueles dos filhos de Israel que se tinham apartado, porém viram a Deus, e comeram e beberam.

12 E o Senhor disse a Moisés: Sobe a mim ao monte, e deixa-te estar aí, e dar-te-ei umas tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos, que eu escrevi, para os ensinar.

13 Levantaram-se Moisés e Josué seu ministro; e subindo Moisés ao monte de Deus,

14 Disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que tornemos para vós. Tendes convosco a Arão e a Hur; se sobrevier alguma disputa, consultá-los-eis.

15 E subindo Moisés, cobriu a nuvem o monte;

16 E a glória do Senhor descansou sobre o Sinai, cobrindo-o com uma nuvem seis dias, e ao sétimo dia chamou Deus a Moisés do meio da escuridade.

17 Era porém a representação da glória do Senhor como um fogo ardente sobre o mais alto do monte, à vista dos filhos de Israel.

18 E entrando Moisés pelo meio da nuvem subiu ao monte, e lá ficou quarenta dias e quarenta noites.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir