O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

2º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 20

(Versículos e sumário)

20 Sucedeu também achar-se ali um homem de Belial,  por nome Seba, filho de Bochri, da cidade de Jemini; e tocou a trombeta, e disse: Nós não temos parte em David, nem herança no filho de Isai. Volta-te para as tuas tendas, Israel.

2 E todo o Israel se separou de David, e seguiu a Seba, filho de Bochri; mas os de Judá não se separaram do seu rei desde o Jordão até Jerusalém.

3 E o rei, depois que chegou ao seu palácio de Jerusalém, mandou que as dez concubinas, que ele tinha deixado para o guardarem, fossem encerradas numa casa, dando-lhes de que se alimentassem; e não se chegou mais a elas, mas ficaram encerradas vivendo como viúvas até o dia da sua morte.

4 Disse porém o rei a Amása: Faze-me vir dentro de três dias todos os de Judá, e acha-te presente com eles.

5 Partiu logo Amása para ajuntar os de Judá, mas tardou além do tempo que o rei lhe aprazara.

6 Disse pois David a Abisai: Agora afligir-nos-á Seba, filho de Bochri, muito mais do que fez Absalão. Portanto toma os servos de teu senhor, e vai em seu alcance, não suceda que ele ache cidades fortes, e nos escape.

7 Saíram logo com ele as gentes de Joab, e também os Ceretheus e os Feletheus; e todos os homens mais valentes de Jerusalém saíram para perseguirem a Seba filho de Bochri.

8 E quando eles estavam junto da grande pedra, que há em Gabaon, lhes saiu ao encontro Amása. Estava pois Joab vestido duma túnica estreita que lhe ficava justa ao corpo, e sobre ela levava cingida a espada pendente até às ilhargas, dentro da sua bainha, que tendo sido feita com tal arte, num momento podia sair e ferir.

9 Disse pois Joab a Amasa: Paz seja contigo, meu irmão. E com a mão direita tomou a Amása pela barba, como para beijá-lo.

10 Mas Amása não reparou na espada que trazia Joab, e este o feriu num lado, e lhe lançou por terra os intestinos, e sem ser necessário segundo golpe, caiu morto. Porém Joab, e Abisai seu irmão marcharam contra Seba, filho de Bochri.

11 Entretanto alguns dos companheiros de Joab, parando junto ao cadáver d’Amása, disseram: eis aqui quem quis ser general de David em lugar de Joab.

12 E Amása estava estendido no meio do caminho, todo envolto no seu sangue. Mas um tal, vendo que todo o povo parava a vê-lo, tirou-o do caminho para o campo, e o cobriu com um manto, para os que passavam não pararem ao pé dele.

13 Tirado pois que foi Amása do caminho, passaram todos os que iam com Joab em seguimento de Seba filho de Bochri.

14 Mas este tinha atravessado todas as tribos de Israel até Abéla, e Bethmaaca; e tinha-se-lhe ajuntado toda a gente escolhida.

15 Vieram pois, e sitiaram-no em Abéla, e em Bethmaaca, e levantaram baterias contra a cidade, e ficou esta cercada; e toda a gente que estava com Joab trabalhava em arruinar os muros.

16 E uma mulher da cidade que tinha muito siso gritou: Ouvi, ouvi, dizei a Joab que chegue aqui, que lhe quero falar.

17 E tendo ele chegado, lhe disse a mulher: Tu és Joab? E ele respondeu: Sou. E ela lhe falou assim: Ouve as palavras de tua escrava. Ele lhe respondeu: Ouço.

18 E a mulher prosseguiu: Noutro tempo costumava-se dizer: Os que buscam conselho, peçam-no a Abéla; e assim concluíam os seus negócios.

19 Acaso não sou eu a que respondo a verdade em Israel, e tu queres arruinar uma cidade, e destruir uma metrópole em Israel? Porque te fadigas tu em destruir a herança do Senhor?

20 E Joab respondeu, dizendo: Longe de mim que eu tal faça; eu não destruo, nem demulo.

21 A coisa não é assim, senão que um homem do monte de Efraim chamado Seba, filho de Bochri, se levantou contra o rei David. Entregai-nos só este, e retirar-nos-emos da cidade. E disse a mulher a Joab: Agora mesmo te será lançada a sua cabeça pelo muro.

22 Ela pois foi ter com todo o povo, e falou-lhes sabiamente. Eles, cortada a cabeça de Seba, filho de Bochri, a lançaram a Joab, e ele tocou a trombeta, e se retiraram da cidade cada um para suas tendas, e Joab voltou a ver-se com o rei em Jerusalém.

23 Joab pois era general de todo o exército de Israel; Banaias, filho de Joiada, porém comandava os Ceretheus e os Feletheus.

24 Aduram porém era superintendente dos tributos; Josafat, filho d’Ahilud, cronista-mor.

25 Siva porém secretário; Sadoc e Abiathar pontífices.

26 Ira de Jair porém era sacerdote de David.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir