Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 22

(Versículos e sumário)

22 Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Idida, filha de Hadaia de Besecath.

2 E ele fez o que era do agrado do Senhor, e andou em todos os caminhos de David seu pai; não declinou nem para a direita nem para a esquerda.

3 No ano décimo oitavo do rei Josias, enviou o rei a Safan filho de Aslia, filho de Messulão, secretário do templo do Senhor, dizendo-lhe:

4 Vai ter com o pontífice Helcias, para se ajuntar o dinheiro, que se tem metido no templo do Senhor, o qual os porteiros do templo têm recebido do povo,

5 E dê aos oficiais pelos aparelhadores da casa do Senhor; os quais também o distribuam pelos que trabalham no templo do Senhor, para fazerem os reparos do templo;

6 Isto é, pelos carpinteiros e pedreiros, e pelos que consertam os muros que tem abertas; e para que também se comprem madeiras, e pedras das pedreiras para se reparar o templo do Senhor.

7 Todavia não se lhes dê por conta o dinheiro que recebem, mas o tenham em seu poder, e sua boa fé.

8 E disse o pontífice Helcias ao secretário Safan: Eu achei um livro da lei na casa do Senhor; e Helcias deu este livro a Safan, que também o leu.

9 Veio também o secretário Safan ao rei, e lhe deu conta do que lhe tinha mandado, e disse: Os teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa do Senhor; e o deram para os aparelhadores das obras do templo do Senhor distribuírem pelos oficiais.

10 Contou mais o secretário Safan ao rei, dizendo: O pontífice Helcias me deu um livro. E como Safan o lesse diante do rei,

11 E o rei tivesse ouvido as palavras do livro da lei do Senhor, rasgou os seus vestidos.

12 E ordenou ao pontífice Helcias, e a Ahicão, filho de Safan, e a Accobór, filho de Micca, e a Safan, secretário, e a Asaias, oficial do rei, dizendo:

13 Ide, consultai o Senhor acerca de mim, e do povo, e de todo o Judá, sobre as palavras deste livro, que se achou; porque a ira do Senhor se acendeu grandemente contra nós; porque nossos pais não ouviram as palavras deste livro, deixando de fazer tudo o que nos fora prescrito.

14 Portanto o pontífice Helcias, e Ahicão e Accobór, e Safan, e Asaias foram ter com a profetisa Holda, mulher de Sellum filho de Thecuas, filho de Araáz, guarda-roupa, a qual habitava em Jerusalém na segunda. E falaram-lhe.

15 E ela lhes respondeu: eis aqui o que diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos mandou a mim;

16 eis aqui o que diz o Senhor: Eis-aí estou eu para fazer cair males sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, conforme todas as palavras da lei que o rei de Judá leu;

17 porque eles me deixaram, e ofereceram sacrifícios a deuses estrangeiros, irritando-me em todas as obras de suas mãos; e a minha indignação se acenderá contra este lugar, e não se extinguirá.

18 Ao rei porém de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim direis: eis aqui o que diz o Senhor Deus de Israel: Porque tu ouviste as palavras do livro,

19 E o teu coração se atemorizou, e tu te humilhaste diante do Senhor, depois de ouvidas as palavras contra este lugar, e os seus habitantes, porque sem dúvida eles viriam a ser objeto do espanto, e da execração; e porque tu rasgaste os teus vestidos, e choraste diante de mim, eu também te ouvi, diz o Senhor;

20 Por isso eu te farei descansar com teus pais, e serás sepultado em paz no teu sepulcro, para que os teus olhos não vejam todos os males que eu hei de fazer cair sobre este lugar.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir