Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

2º Livro dos Reis   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 16

(Versículos e sumário)

16 No ano décimo sétimo de Facée, filho de Romelia, reinou Accáz, filho de Joathão, rei de Judá.

2 Tinha Accáz vinte anos, quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém; não fez o que era agradável na presença do Senhor seu Deus, como David seu pai;

3 Mas andou pelo caminho dos reis de Israel; e até consagrou seu filho, fazendo-o passar pelo fogo segundo a idolatria das gentes; que o Senhor tinha destruído na entrada dos filhos de Israel.

4 Imolava também vítimas, e oferecia incenso nos altos, e nos outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa.

5 Então vieram Rasin, rei da Síria, e Facée, filho de Romelia, rei de Israel contra Jerusalém para pelejar; e tendo cercado a Accáz, não o puderam vencer.

6 Naquele tempo Rasin, rei da Síria, recobrou a Aila, da Síria, e lançou fora de Aila os Judeus; e os Idumeus vieram para Aila, e habitaram ali até ao dia de hoje.

7 Mas Accáz mandou mensageiros a Theglathfalasar, rei dos Assírios, dizendo: Eu sou teu servo, e teu filho; vem, e salva-me da mão do rei da Síria, e das mãos do rei de Israel, que se aliaram contra mim.

8 E tendo ajuntado a prata e ouro, que se pôde achar na casa do Senhor, e nos tesouros do rei, mandou presentes ao rei dos Assírios.

9 E este condescendeu com a sua vontade; veio pois o rei dos Assírios sobre Damasco, e a arrasou; e transportou os seus moradores para Cirene, e matou a Rasin.

10 E foi o rei Accáz ao encontro de Theglathfalasar, rei dos Assírios, em Damasco; e como visse o altar erguido em Damasco, mandou o rei Accáz ao pontífice Urias o seu modelo, e semelhança conforme toda a obra dele.

11 E o pontífice Urias fez um altar em conformidade de tudo o que o rei Accáz lhe tinha ordenado de Damasco, e assim o fez o pontífice Urias, até que o rei Accáz viesse de Damasco.

12 E tendo o rei vindo de Damasco, viu o altar, e o venerou; e subiu a ele e imolou holocaustos, e o seu sacrifício,

13 E fez oblações de licores, e derramou o sangue das pacíficas, que tinha oferecido sobre o altar.

14 E o altar de bronze, que estava na presença do Senhor, o transportou de diante do templo, e do lugar do altar, e do lugar do templo do Senhor; e o pôs ao lado do altar para o Setentrião.

15 Ordenou também o rei Accáz ao pontífice Urias, dizendo: Tu oferecerás sobre o altar-mor o holocausto da manhã, e o sacrifício da tarde, e o holocausto do rei, e o seu sacrifício, e o holocausto de todo o povo da terra, e os seus sacrifícios, e as libações; e derramarás sobre ele todo o sangue do holocausto, e todo o sangue da vítima; porém o altar de bronze estará pronto à minha vontade.

16 Executou pois o pontífice Urias conforme tudo o que o rei Accáz tinha ordenado.

17 Tirou também o rei Accáz as bases entalhadas, e a bacia, que estava em cima; e tirou o mar de cima dos bois de bronze, que o sustinham, e pô-lo sobre o pavimento lajeado de pedra.

18 Tirou outrossim a tribuna do sábado, que tinha mandado fazer no templo; e mudou o passadiço exterior por onde o rei ia para o templo do Senhor, por causa do rei dos assírios.

19 O mais das ações de Accáz está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

20 E adormeceu Accáz com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de David, e em seu lugar reinou seu filho Ezequias.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir